27 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Três instituições recebem apoios da Câmara para concretizar projetos

26 de Outubro 2018

O Centro Social de S. João, o Lar da Graça de São Filipe e a Cavalo Azul – Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência vão receber um apoio da Câmara Municipal de Coimbra de perto de 114.000 euros, que se destina à ajuda na concretização de alguns dos projetos que estas instituições estão a desenvolver.

Os contratos-programa foram assinados na passada sexta feira, no Centro Social de S. João, pelo presidente da autarquia, Manuel Machado, e pelos responsáveis das três entidades, que agradeceram o apoio e enalteceram a importância que esta ajuda financeira tem para cada uma das instituições.

No âmbito destes contratos-programa, submetidos ao abrigo do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios Sociais, o Centro Social de S. João recebe 90.335,83 euros, valor que se destina a comparticipar a construção do equipamento que levou à criação da “Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)”. Trata-se de um estabelecimento para alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, que pode acolher 35 idosos e onde são desenvolvidas atividades de apoio social e prestados cuidados de enfermagem. O presidente da Direção, Alcides Lopes, recordou a história do Centro e deu conta das dificuldades, considerando que este apoio é também “um reconhecimento da autarquia” ao trabalho que a instituição desenvolve.

O Lar Graça de S. Filipe recebe, por sua vez, 18.995,63 euros, valor que se destina a comparticipar a aquisição de uma viatura para transporte de doentes. Trata-se, como explicou a presidente Maria do Carmo Carvalho, de “uma lufada de ar fresco que entrou dentro de casa”, uma vez que “esta carrinha era mesmo uma necessidade”.

Já a Cavalo Azul recebe 4.264,74 euros, valor que vai apoiar o projeto de aplicação de uma solução organizativa da sala polivalente e da sala de estar do Lar Residencial. O presidente, Sérgio Vicente, lembra que a instituição dispõe de umas “instalações novas e adequadas à condição dos utentes” mas realça que, face à “grande diversidade de necessidades”, este espaço é muito importante tanto para o trabalho que a Cavalo Azul desenvolve diariamente, como para os utentes e respetivas famílias.

Antes da assinatura dos acordos, Manuel Machado destacou a “atividade social muito importante” que estas três instituições têm vindo a prestar, não só para os moradores da zona mas de todo o concelho.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM