15 de Junho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Três entidades de Coimbra unidas na valorização da gastronomia

12 de Abril 2019

Coimbra recebe, de 27 de abril a 2 de maio, o III Encontro de Estudos Superiores de Gastronomia, evento que aposta na valorização da gastronomia, nas suas múltiplas vertentes, e que vai apostar fortemente em três áreas – cultura, territórios e sustentabilidade.

Promovido por três entidades da cidade ligadas ao ensino – Escola e Hotelaria de Turismo de Coimbra (EHTC), Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e Universidade de Coimbra – e pelo Turismo de Portugal (TP), este evento vai trazer a Coimbra conceituados especialistas nacionais e mundiais, que vão fazer um enquadramento do passado, presente e futuro do setor, olhando para a gastronomia, como explicou o diretor da EHTC, Paulo Vaz, “numa perspetiva científica e do conhecimento” e não tanto do lazer, do sabor e da degustação.

Destinado a todas as pessoas ligadas a este setor ou que tenham interesse no tema, este Encontro tem participação gratuita, mediante inscrição. O programa abre, no dia 27 de abril, às 19h00, no Hotel Galé Coimbra, com o evento “Conversas Gastronómicas com… Alexandre Scherer”, um encontro mais privado com autarquias e entidades ligadas ao turismo e à gastronomia.

Alexandre Scherer, Carlos Costa e Jesús Contreras são os três convidados especiais deste programa. Scherer, uma referência mundial nesta área, vai falar de gastronomia na modernidade; o português Carlos Costa, da Universidade de Aveiro, vai falar sobre a importante relação da gastronomia com os territórios; e Jesús Contreras, professor espanhol jubilado, especialista mundial na antropologia social dos alimentos, vai falar das culturas alimentares contemporâneas. A estes conferencistas juntam-se muitos outros ao longo deste Encontro.

A sessão de abertura está marcada para as 15h00, no dia 29, no Seminário Maior de Coimbra, e conta com a participação do Reitor da UC, Amílcar Falcão; do presidente do IPC, Jorge Conde; do presidente do TP, Luís Araújo; e do Reitor do Seminário, Nuno Santos. Seguem-se debates sobre culturas alimentares contemporâneas e a gastronomia no ensino superior em Coimbra, onde será feita uma apresentação da vasta oferta educativa existente na cidade, que vai dos cursos profissionais, à primeira licenciatura, ao mestrado e ao doutoramento.

No dia 30, a partir das 10h00, na EHTC, vão estar em destaque os territórios da gastronomia; o “folclore gastronómico aos nutracêuticos”; novas aplicações gastronómicas, produtos endógenos e preservação do meio ambiente; novos territórios para a gastronomia; gastronomia e modernidade; e alimentação saudável e sustentável.

No dia 2 de maio, das 10h00 às 13h00, na EHTC, o destaque vai para o programa “Roteiro Mulheres e Lugares”, que mostra a gastronomia vista no feminino, num painel exclusivamente composto por mulheres.

Durante a apresentação do evento, os promotores destacaram esta “parceria única no país”, considerando, como sublinhou Paulo Vaz, que representa “uma mudança de mentalidades” que deve ser enriquecedora para todos.

O vice-presidente da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) destacou a vasta oferta formativa que a escola oferece e que vai muito para além da formação de professores, que atualmente corresponde “apenas a 10 por cento”.

A diretora da licenciatura em gastronomia da ESEC (a primeira em Portugal), Adília Cabral, destacou o “elenco de luxo” que vai participar neste encontro.

Carmen Soares, diretora do doutoramento em patrimónios alimentares da UC, abordou a oferta existe na área, sublinhou a importância da conquista do título de Coimbra Região Europeia de Gastronomia em 2021 e revelou que está em preparação a criação de um Observatório de Gastronomia.

O chef Luís Lavrador enalteceu a importância da gastronomia na promoção dos territórios, defendendo “uma relação próxima e o respeito pelo território, pelo produto autêntico que nos dá”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM