Dias atrás, numa visita aos arrumos onde vou acomodando os meus livros, sem o pretender, dei-me com dois livros de Bertrand Russell (1872-1970), autor de quem gostava e lia, em tempos idos. Peguei num deles, e, constatei que tinha frases por mim sublinhadas.
Russell foi filósofo e escritor britânico, vencedor do prémio Nobel da Literatura em 1950, conhecido pela sua influência na filosofia analítica, pelos seus trabalhos matemáticos e pelo ativismo social.
Estive, alguns minutos, apreciando os escritos destacados e recordei o que eles, na altura, significaram para mim. Tentei segui-los, recordo, mas só de forma superficial atingi alguns.
Passado uns dias, vislumbrei, numa livraria da urbe, um livro sob o título Aprender Com os Melhores de Francisco Alcaide Hernández um best seller com 16 edições em Espanha.
Folheei-o, com alguma curiosidade, e, espanto meu, dele fazia parte Bertrand Russell. Ali se enfatizavam algumas das frases que eu havia sublinhado há muitos anos.
Não resisto e vou apresentar algumas delas aos meus leitores. Talvez, com elas, possam fazer um exercício interessante: interroguem-se sobre quais delas guiaram a vossa vida.
Aqui as deixo para reflexão:
1.ª- Entre uma pessoa e outra não existem desvantagens existe apenas a determinação, a vontade, o método e a paciência.
2.ª – Não há nada pior na vida do que conformar-se, as pessoas de sucesso têm rotinas, mas não são rotineiras.
3.ª – O entusiasmo é o que nos convida a prosseguir, quando tudo nos incita a abandonar.
4.ª – A experiência dos outros serve o trajeto, mas nunca para o substituir.
5.ª – Uma pessoa que não tem ilusões, nem projetos por materializar, entra em depressão. E o que é a depressão, é a ausência de futuro, de algo por que valha a pena lutar e que nos faça levantar da cama todos os dias.
6.ª- O homem vive no presente mas projetando-se sempre no futuro.
7.ª – O sonho é o que nos mantém vivos, uma pessoa sem sonhos não vive.
8.ª – A grande parte das dificuldades que o mundo atravessa, deve-se ao facto de os ignorantes se sentirem completamente seguros e os inteligentes cheios de dúvidas.
9.ª – Estar disposto a mudar é próprio das pessoas inteligentes.
10.ª – Estar aberto à desaprendizagem é absolutamente imprescindível para que ocorra uma verdadeira aprendizagem
11.ª – A arte de viver é a arte de não se amargurar com a existência.
Caro leitor, quantas fizeram ou fazem parte da sua vida?
Cá por mim, muito poucas, infelizmente.