17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Alice Luxo

Tertuliar: Alegria e “coisas” boas: um postal de Aniversário

3 de Março 2023

Coimbra, 2 de Março de 1917. Nem que seja apenas uma vez por ano, é importante relembrar o ponto de partida e o sonho propulsor de uma vida longa, que mantém uma inquietude juvenil em equilíbrio dinâmico com uma sabedoria anciã, que tudo questiona porque continua a acreditar que melhor é sempre possível, quando é o outro que revemos do outro lado do espelho.

Coimbra, 2 de Março de 2023. Mais do que um Centenário (que não é coisa pouca, caríssimo leitor!), hoje celebramos um século “e uns pozinhos” de um jovem que nos convida a reaprender a olhar, escutar e usar a voz que a palavra escrita nos permite e implica na construção de uma cidadania ativa que se quer crítica, porque envolvida na procura de soluções. Parabéns, O Despertar!

Caríssimos leitores, parabenizemos este nosso aniversariante, cantando a uma só voz, relembrando as palavras sábias e inspiradoras do nosso cientista-poeta Rómulo de Carvalho:

“(…)

Eles não sabem, nem sonham,

que o sonho comanda a Vida,

que sempre que um Homem sonha

o mundo pula e avança

como bola colorida

entre as mãos de uma criança.”

Aniversário sem bolo é algo inusitado em Região de tão amplo receituário doceiro, não lhe parece? Fica então o convite-desafio para este fim-de-semana, no Convento de S. Francisco, cada um de nós identificar um doce com que saborear 100+uns pozinhos de um Aniversário que é de todos e de cada um de nós. Melhor mesmo é ir até lá, caríssimo leitor e, já agora, aproveitar para passear por Coimbra, pelo território alargado do Município, e redescobrir uma urbanidade rural/ ruralidade urbana gustativa e identitária verdadeiramente encantada, porque nos convida a permanecer … inquietos.

Coimbra, cidade-palavra em Movimento Perpétuo, como nos canta a guitarra de Carlos Paredes, abraça a chegada de mês novo praticamente coincidente com o dia em que se assinala o 106º aniversário do nosso O Despertar.

Até breve, caríssimo leitor, boas e saborosas leituras e … Celebremos a Vida que somos!

alice.luxo@gmail.com


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM