Agosto já a bater à porta?! Mês que para muitos continua a ser sinónimo de férias, de regresso ao Atlântico, mas que paralelamente nos devolve uma cidade e região com uma geografia humana diversificada que nos convoca a percorrer cenários mais ou menos conhecidos com um outro olhar.
Mês de férias, para uns, mês de trabalho, para tantos outros, Agosto é o mês em que mais procuramos lugares-refresco que nos devolvam alguma tranquilidade e bem-estar e em que melhor compreendemos a vantagem que é articular os horários de trabalho ao relógio solar, seguindo os ensinamentos da Natureza.
Coimbra em Agosto continua a ser … Coimbra, uma cidade singular.
“As cidades não vão de férias”, dizia um Amigo recentemente, por isso continuamos a ter quem queira ou tenha de ficar na cidade no mês de Agosto ou mesmo quem escolha visitar a cidade e região nesta altura do ano; tal como nós, as cidades precisam sincronizar horários com a Natureza, mantendo-se vivas, atractivas, funcionais, refrescantes … mesmo em Agosto.
Ir de férias para muitos significa “leituras em dia”. Isto antes de se ir de férias, quando ainda se preparam as malas, porque durante os dias de férias, tempo para ler poucos encontram, pois a prioridade, e bem!, é conversar com amigos que se reencontram, com pessoas que acabamos de conhecer, … Agosto é um mês que convida a socializar e a leitura de um livro implica algum recolhimento, um certo alhearmo-nos do mundo que nos rodeia. Claro que há sempre tempo para ler pelo menos um livro, ou avançar na leitura de um que já levamos para férias com a leitura iniciada, mas … entre caminhadas, conversas, bailaricos, piqueniques, mergulhos, entre outros, pouco tempo disponibilizamos para o livro – podemos sempre aproveitar para ler em voz alta, seja para mais novos ou mais velhos, e assim partilhar momentos agradáveis, na sombra, durante as horas de maior calor que convidam ao dolce far niente. Qual o livro que escolheu ler nas férias, caríssimo Leitor? Que leitura nos aconselha?
Agosto pode significar, também, (re)descobrir a magia que é preparar, saborear e partilhar um piquenique, ao final da tarde, num dos espaços-refresco disponíveis para o efeito. O que gostava de encontrar no cesto? Que sabores quer encontrar em cima da toalha? E se juntarmos uma boa história?
Agosto em Coimbra pode ser uma experiência verdadeiramente refrescante, com gosto a férias.
Até breve, caríssimo leitor, e … tertuliemos coisas boas!