6 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

ALICE LUXO

Tertuliar

15 de Fevereiro 2019

Hoje partilhamos um almoço no Avô Martinho. Motivo? Reunião de amigos a celebrar momentos únicos vividos em modo aprender ao longo da vida. Ementa de uma simplicidade gustativa bebida no receituário tradicional – bacalhau com batatas a murro e bife de cebolada – rematada por muito agradável Molotov; alguém partilhou com galhardia que era esta uma das sobremesas incontornáveis em casamentos, a par do nosso arroz doce. A broa esteve presente e deixou-nos de imediato a braços com o desafio/convite de levar ao forno e experienciar uma broa de milho vermelho. Sim!, caríssimos tertulianos, conseguimos que alguém se comprometesse a fazer-nos chegar os grãos necessários a tornar real tão inusitada iguaria! E assim nasce uma Cozinha-Laboratório em modo tertúlia de amigos.

Gargalhada geral quando se olha para a sequência de fotografias tiradas (o registo de um momento de celebração da amizade que nos une é “obrigatório”!) e… surpresa!: todas as imagens se revelam auto-retratos. Gargalhada aberta que a todos contagia e que se traduz em convite automático a novo repórter.

Tendo por mote a vontade de tornar real e levar a forno de lenha a nossa broa de milho vermelho – iguaria inusitada a que se pretende dar contemporaneidade – o que surgiu de imediato à nossa mesa? Simples! Episódios relembrados e com todos partilhados de celebração e festa, cantoria e beijos “roubados” numa roda de descamisada (aqui deixamos, no “segredo tertuliar”, uma experiência a que vamos dar Vida: participar de forma ativa – “imersiva”, segundo o recente vocabulário turístico! – numa descamisada).

Um tertuliar algo diferente, caríssimos leitores, hoje apresentado em modo página de diário, em que deixamos como sugestão a leitura “o jantar do Bispo”, um dos “Contos Exemplares” de Sophia de Mello Breyner Andresen e os concertos que integram o IV COIMBRA WORLD PIANO MEETING; já agora relembramos que há um novo espaço Cultural a tornar Coimbra mais encantada.

Como nova entrada no nosso Índice Gustativo, aqui fica: Pataniscas de Bacalhau e Arroz de Feijão. Entretanto…

Tertuliemos!


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM