16 de Julho de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Sansão Coelho

TELEGRAMAS

14 de Outubro 2022

1.Não tive qualquer sinal do meu companheiro ÁLVARO COIMBRA, atual presidente do Município de PENACOVA, em relação à proposta aqui feita, na semana passada, de ser recuperada a casa onde nasceu e viveu enquanto jovem o Dr. ANTÓNIO JOSÉ DE ALMEIDA que foi o sexto presidente da República. Compreendo que não é fácil fazer intervenções quando se trata de edifícios privados e a necessitarem de obras, mas não podemos perder as referências da República.

2.O corretor ortográfico andou no meu texto na última edição de O DESPERTAR a saltitar e a fazer mazelas. Enfim: não é muito importante, mas é desagradável quando em vez de AGUSTINA BESSA-LUÍS surgiu erradamente “AUGUSTINA”. O que vale é que foi só numa parte do texto e espero que os leitores nos perdoem. Amanhã, 15 de outubro, completam-se cem anos do nascimento desta grande escritora.

3.Neste meu TELEGRAFAR DE HOJE venho, uma vez mais, insurgir-me contra certas práticas de alguns universitários em relação à PRAXE. Esta é um elemento de integração e acolhimento e jamais de humilhação, desvios de carrinhos de supermercado ou deterioração de património. Custou-me saber que causaram danos na belíssima Ponte Pedonal Pedro e Inês embora não se saiba em concreto quem foram os autores do desmando.

4.A ligação rodoviária de Coimbra à Figueira tem de ser encurtada e deve ter prioridade a utilização da margem esquerda do Mondego numa boa parte do trajeto ou até na totalidade. O Município de Montemor depois de ter colaborado com o de Coimbra alargando a ponte entre Pereira do Campo e Arzila, o que era algo aberrante, veio agora construir e abrir uma variante à Pista de Remo o que merece os meus aplausos e facilita, além de encurtar, a ligação Coimbra – Montemor. Excelente, mas precisamos de prolongar a via rápida de Taveiro até à A14 em Montemor ou em ligação direta à Figueira Sul, margem esquerda. Coimbra e Viseu as duas grandes cidades do Centro de Portugal não estão ligadas por autoestrada o que ninguém compreende. Duas cidades vizinhas e próxima (Coimbra e Figueira) precisam de “ENCURTAR distâncias.

5.O serviço de vacinação contra o covid 19 e nalguns casos em simultâneo com a vacina contra a gripe, pelo que vi no último sábado no CENTRO DE SAÚDE DE SANTA CLARA é algo que merece parabéns: eficiência, bom acolhimento, prontidão, marcação ao minuto. Excelente.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM