26 de Junho de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Tapas e Papas” em Cantanhede este fim de semana

9 de Junho 2022

O Município de Cantanhede, além de ser palco de muita música este fim de semana, vai também adoçar os paladares que por ali passarem já a partir de hoje, pois está de regresso ao Largo Conde Ferreira, o evento “Tapas e Papas”, com a Feira de Gastronomia e Artesanato.

Leitão à Bairrada, Chanfana, Bacalhau à São José, Negalhos são algumas das iguarias que pode apreciar neste concelho. “Os nossos escuteiros proporcionam também um rodízio com tapas que tem desde pataniscas de bacalhau, patês, moelas, a uma série de petiscos que promovem a gastronomia local”, diz ao “Despertar” o presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira.

A par destes pratos tradicionais, os visitantes vão poder apreciar também a doçaria como o típico Arroz-Doce ou Aletria, “delícias” que poderão provar no decorrer da iniciativa.

“Queremos envolver as coletividades, através das seis tasquinhas que permitem mostrar a nossa gastronomia e angariar fundos para as atividades das associações”, acrescenta o autarca.

A vertente gastronómica é contemplada com uma mostra de artesanato da freguesia “para partilhar e demonstrar o trabalho dos artesãos” e com um conjunto de momentos musicais, inseridos no âmbito do projeto Happy Jazz. Para hoje, pode aliar a boa comida e o convívio à atuação da Orquestra de Sopros da Academia de Música de Cantanhede, da escola de dança “Flowmotion”, The Hangover Band e É2Much DJ.

Amanhã é tempo de pegar em roupa confortável e nas sapatilhas e participar na caminhada solidária, com início às 10h30, em prol dos Bombeiros de Cantanhede.  A tarde é animada pelo Festival Folclore Infantil Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede e pelo Grupo de Teatro da Escola Técnico Profissional de Cantanhede. Ainda há tempo para ouvir, entre vários artistas, Dixie Gang, Papa Pider´s e ARM Trio.

No sábado tem lugar a XII Rota das Adegas, organizada pela Associação Urva Bike Team, uma prova com uma vertente cultural e enoturística, “pois temos a participação de várias adegas que vêm dar a conhecer os seus néctares e os 400 participantes têm oportunidade de degustar os vinhos”, esclarece Nuno Caldeira. O dia segue com a animação de Dixie Gringos, um concerto com as bandas filarmónicas, Associação Musical da Pocariça e Filarmónica Marialva de Cantanhede, bem como a atuação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, das Danças Sociais Afro-Latinas, entre outras.

Para o último dia de festa (domingo) os visitantes vão apreciar a atuação do Quarteto Taboeira e do Senhor Doutor.

“Acreditamos que será uma iniciativa bem-sucedida e um motivo bem forte para que as pessoas nos venham visitar, provar a nossa gastronomia e assistir e confirmar a qualidade do nosso artesanato, complementado com a nossa programação cultural”, perspetiva o presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM