A Câmara Municipal de Tábua vai realizar a Feira de Queijos e Sabores da Beira num formato diferente, em modo presencial, durante o mês de março, com diversas iniciativas, como vendas de produtos locais, seminários, ‘workshops’ ou ‘showcooking’.
“Excecionalmente, este ano, iremos fazer noutro formato, e, portanto, os motivos que levaram a Câmara Municipal de Tábua a adotar um formato diferente para esta edição da Tábua de Queijos e Sabores da Beira foi a questão, que está ainda inerente, da pandemia da covid-19”, disse anteontem, na apresentação do evento, o presidente da Câmara, Ricardo Cruz.
Esta 33.ª edição vai contar com a presença de produtores locais no mercado municipal para a venda direta dos seus produtos.
“Optámos por um formato misto. Antigamente, tínhamos um formato de massas e esse será retomado em 2023 no nosso Pavilhão Multiusos. Depois, tivemos um novo formato com a pandemia, com venda dos produtos ‘online’. E, este ano, num ano de transição, achamos que podemos continuar com o formato de venda ‘online’, acoplado com uma visita menos intensiva das populações ao nosso mercado municipal”, sublinhou o autarca.
A edição de 2022 vai iniciar-se com um programa no primeiro fim de semana de março, de 4 a 6. No dia 4 realiza-se a sessão de abertura e no dia 5 um apontamento cultural, com a presença da Orquestra de Sopros do Conservatório de Música e Artes do Dão, no Centro Cultural de Tábua.
Os domingos do mês de março são divididos por temáticas, sendo o primeiro (dia 6) dedicado ao queijo. Segue-se o pão no dia 13, o mel e a doçaria no dia 20 e o vinho e o artesanato no dia 27.
Haverá também ‘showcooking’ com produtos endógenos, um ‘workshop’ denominado “Novos modelos de comercialização dos produtos locais”, um colóquio sobre “Alimentação saudável e o combate ao desperdício alimentar” e uma sessão de esclarecimento sobre programas de apoio aos agricultores e produtores.