O Instituto Cervantes reconheceu ao St. Paul`s School, colégio bilingue situado em S. Martinho do Bispo, competência para a certificação DELE – Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira.
O Instituto Cervantes é um organismo público criado para promover e ensinar o espanhol e para divulgar as culturas de Espanha e dos países hispanofalantes. O seu trabalho, como organismo público de Espanha, centra-se sobre o mundo académico, cultural e literário do âmbito espanhol. Estes dois estabelecimentos são agora parceiros, unindo-se com o objetivo de valorizar a língua espanhola.
De acordo com o St. Paul`s School, a assinatura deste documento assentou em diversas diligências prévias, de avaliação e conhecimento mútuo. Incluiu a visita ao colégio da diretora académica, Judith Gil, e a responsável dos DELE, Juana Feijóo, ambas em representação do Instituto Cervantes. Foram recebidas pelo administrador do St. Paul`s, Rui Ramos, pela diretora pedagógica, Helena Rodeiro, e pela professora de Espanhol, Alice Morgado.
“Na sequência da adequada e necessária avaliação, o Instituto Cervantes considerou que o St. Paul`s School reunia todas as condições para Centro de Certificação DELE, Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira”, explica o colégio, considerando que esta certificação “é um reconhecimento do valor do St. Paul’s School enquanto escola de currículo internacional”.
De referir que o espanhol é a segunda língua materna mais falada no mundo, com cerca 400 milhões de pessoas falantes.
O St. Paul’s School possui um currículo pedagógico bilingue, português-inglês, com início na creche. O estabelecimento assume um grande investimento obrigatório na componente linguística, com a integração do ensino de latim no 3.º ano, o espanhol a partir do 5.º ano e o alemão no 7.º ano. O francês e o mandarim estão também presentes no colégio como línguas de opção facultativa, extracurricular.
O St Paul’s revela, na sua génese, como realça em nota divulgada, “um espírito internacional e segue um modelo pedagógico assente num ensino de excelência, rigor e forte presença junto das famílias, procurando criar respostas pedagógicas adequadas às exigências do mundo moderno – educar para êxito, educar para a vida com base numa cultura humanista”.
De acordo com o estabelecimento de ensino, cerca de 30 por cento dos seus alunos é de nacionalidade estrangeira – Bélgica, Brasil, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos da América, Irão, Irlanda, Reino Unido, República da Coreia, Suíça e Venezuela -, conferindo-lhe uma “visão multicultural e cosmopolita”.
Sediado em Coimbra, o St. Paul’s School abriu as suas portas em setembro de 2017 e conta com as valências de berçário, creche, pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos. Nos próximos anos letivos, irá abrir a valência de ensino secundário, assumindo, assim, a formação integral dos seus alunos do berçário à universidade/ensino superior.