28 de Maio de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vânia Castro

St. Paul’s School com um ensino que envolve as famílias

12 de Maio 2020

A pedagogia utilizada pelo St. Paul’s School está inteiramente ligada a todo o processo educativo já iniciado pelos pais, e fundamenta que a relação entre ambos é crucial para o desenvolvimento saudável da criança. Esta relação procura promover uma educação intercultural, com a aceitação das diferenças, culturas e saberes entre toda a comunidade educativa. O envolvimento da família é, no St. Paul’s School, considerado como um direito, uma responsabilidade e um valor.

“O lar é o primeiro ambiente de aprendizagem com que a criança contacta” (Brickman; Taylor, 1996), logo a família é considerada a primeira e principal responsável pela educação da criança. A relação com as famílias é de extrema importância e deve ser constantemente implicada no desenvolvimento dos educandos, assim como nas atividades que os próprios desenvolvem.

A troca de opiniões com a família permite não só um melhor conhecimento do aluno e de outros contextos que influenciam a sua educação, como também promove uma atuação concertada entre a escola e a família.

Esta necessidade de comunicação com os pais tem características muito peculiares, pois a família é a principal fonte de aprendizagem da criança. É no seu seio que interioriza valores, crenças e atitudes. Por outro lado, o meio escolar tem o papel de complementar esta ação dos pais na educação, apoiando-os. Posto isto, é inevitável uma colaboração entre ambas as partes.

Podemos constatar também que, desde cedo, as crianças apresentam grande interesse pela vida dos adultos. Nas primeiras brincadeiras de “faz-de-conta” recriam as rotinas da mãe, do pai, do professor ou da profissão com a qual se identificam e/ou pretendem ter no futuro. Identificada esta curiosidade por parte dos nossos docentes, procuramos ao longo do ano letivo dinamizar sessões em estreita colaboração com os Encarregados de Educação, em que os mesmos são convidados a partilhar histórias/saberes, assim como a desenvolver atividades práticas relacionadas com as suas profissões. Esta prática representa um mundo de oportunidades ricas e diversificadas, de partilhas de experiências e aprendizagens, ao mesmo tempo que proporciona momentos de observação, conhecimento e reflexão.

Deste modo, para além das práticas diárias, o Plano Anual de Atividades pretende dar resposta ao Projeto Educativo da instituição, que privilegia uma relação aproximada com as famílias. A participação ativa dos Pais/Encarregados de Educação vai mais além das salas de aula/atividades, integrando-se em atividades como no Sleeping@St. Paul’s, na Festa de Natal, no Carnaval e no Family Day.

Este complemento de atividades, partilha e reflexão diária com as famílias vem realçar um aspeto aglutinador da Educação do século XXI, que é a relação aproximada entre escola e família.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM