26 de Maio de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Soure recebeu Tocha da Paz

12 de Outubro 2018

O Município de Soure recebeu, na semana passada, a Tocha da Paz, num evento que mobilizou a população e contou com a participação de mais de 350 crianças.

A vila associou-se à Corrida da Paz (Peace Run) 2018, a maior corrida de estafeta do continente europeu que começou a 27 de fevereiro em Sófia, na Bulgária, e terminou, esta segunda feira, em Portugal.

Fundada por Sri Chinmoy, a prova tem como objetivo promover os ideais da paz mundial e da unicidade, juntando pessoas de vários países e culturas para trabalhar por um mundo mais gratificante.

O Município de Soure associou-se a esta iniciativa e acolheu, na passada quinta feira, uma etapa da corrida, com a Tocha da Paz a entrar pela rotunda junto ao Agrupamento de Escolas Martinho Árias e a seguir para o centro da vila, passando pela Praça da República, onde foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes. Daí seguiu para a Escola Básica de Soure (EB1), onde era aguardada por cerca de 350 crianças, que tiveram oportunidade de apresentarem os seus trabalhos realizados no âmbito da sensibilização para a temática da paz no mundo. O programa incluiu ainda atividades desportivas, como escalada e slide, e o descerramento das bandeiras da vila de Soure, da Peace Run e do Movimento Municípios Pela Paz.

Com a adesão a esta iniciativa, o Município de Soure fomenta “uma cultura de educação para a paz”, incentivando os “valores da cooperação, solidariedade e equidade”, reconhecendo assim os princípios expressos na Carta das Nações Unidas e da Constituição da República Portuguesa.

Recorde-se que esta corrida percorreu 24.000 quilómetros nos últimos oito meses. Chegou ao nosso país no primeiro dia de outubro e, durante uma semana, percorreu mais de 510 quilómetros do território nacional, terminando pela primeira vez em Portugal. Entrou em Vilar Formoso e passou por Guarda, Mangualde, Tondela, Luso, Anadia, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Soure, Leiria, Nazaré, Óbidos, Bombarral, Sintra, terminando em Lisboa.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM