Setembro é mês de festa no concelho de Soure. Antes das tradicionais festas de S. Mateus, o Município celebra a juventude com um programa que aposta na sensibilização ambiental. Pioneiro no concelho, o Pangeia – Festival Municipal da Juventude decorre, de hoje a domingo (14 a 16 de setembro), no Parque dos Bacelos, com iniciativas direcionadas sobretudo para os mais jovens e que têm um caráter didático, procurando sensibilizar e educar para as boas práticas ambientais.
“Este é um festival sobre a Terra, sobre as temáticas do Planeta, associado às questões ambientais. O nosso objetivo é motivar os jovens, desde os muito jovens até aos mais seniores, para os problemas que nos afetam hoje em termos ambientais, como é o caso da água e dos recursos urbanos”, explicou o presidente da Câmara, Mário Jorge Nunes, durante a apresentação do festival.
Durante este evento, no âmbito do programa “Recicla Soure”, vão ser apresentados 13 ecocentros, que vão estrear-se durante o festival e que depois serão distribuídos um por cada uma das nove freguesias, ficando quatro para a sede do concelho.
Música, desporto e arte integram também este evento que é a primeira realização municipal candidata a receber o selo de “Ecoevento”, comprometendo-se, assim, com metas objetivas de separação de resíduos e com a implementação de práticas ambientalmente responsáveis, procurando afirmar a marca “Soure Sustentável”.
O festival abre hoje, às 10h00, seguindo-se atividades como construção de eco-embarcações, arte urbana e pintura de contentores. À tarde, destaque para o debate “Fluxo – ambiente e desenvolvimento” (15h00), para a 1.ª Eco-regata do Anços e Arunca (17h00) e para o Sunset animado pelos Dj’s Faiu e Eme (18h00). À noite realiza-se a primeira sessão do Concurso de Bandas de Garagem (21h00) e atua Sede Bandida (23h00), continuando a animação com Late Night, Dj Xijesse e Dj Myro.
Amanhã o programa reabre às 10h00 e inclui eventos como o Torneio Futvólei dos Bacelos (10h30); a Mostra de Atividades Culturais, com hip hop e atuações das escolas de dança (15h00); canhões de espuma (17h00); Sunset (18h00); a segunda sessão do Concurso de Bandas de Garagem (21h00); e a atuação de Jimmy P (23h00), seguida de animação com Dj’s.
No domingo começa às 9h00, altura em que se inicia também o IV Cross Trail Soure 1111, que deverá contar com a participação de 1.000 pessoas. À tarde, a partir das 15h00, destaque para a Mostra de Atividades Culturais, com as escolas de música, sendo que, de acordo com Mário Jorge Nunes, existem 32 escolas de música no concelho de Soure.
Com uma localização privilegiada, o festival procura tirar partido do espaço entre os rios Arunca e Anços, com as atividades a valorizarem também aqueles cursos de água que atravessam o concelho, como construção de eco-embarcações, passeios em kayak, canoa e gaivotas e mesmo percursos a pé no rio.
Com um orçamento de 35.000 euros, o Pangeia vem substituir o Encontro da Juventude (que se realizava habitualmente em abril), apresentando-se com um programa mais variado, abrangente e, como frisou o autarca, com mais “potencial para crescer no futuro”.