20 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Soure festeja S. Mateus até terça feira

20 de Setembro 2018

Soure vive, até terça feira, as suas grandes festas anuais. As festividades de S. Mateus envolvem todo o concelho e, durante seis dias, devem trazer à vila mais de 100.000 pessoas. História, tradição e modernidade marcam o rico programa que volta a espalhar-se pelas várias ruas, criando um ambiente festivo e único em todo o Município.

Começaram ontem as festas de S. Mateus. Um cartaz musical recheado, as históricas feiras de cariz tradicional, a moderna FATACIS e as celebrações religiosas são alguns dos pontos altos do programa que volta a envolver todas as “forças vivas” do concelho.

Fortemente marcadas pela tradição, as festas de S. Mateus são as maiores realizadas em Soure, continuando a atrair visitantes de todo o país e mesmo do estrangeiro. São, por excelência, como realça o presidente da Câmara, Mário Jorge Nunes, o “momento de celebração e do (re)encontro da família sourense” que, nesta altura, regressa à sua terra natal para participar e desfrutar das festas. “É habitual a família sourense que está na diáspora, seja em território nacional ou no estrangeiro, guardar alguns dias de férias para vir a Soure no S. Mateus, ponto de encontro de excelência de amigos e familiares”, explica o presidente.

Com mais de um século de história, esta é também a grande montra concelhia, que testemunha o seu dinamismo através dos vários eventos, onde se destacam as históricas feiras das Nozes, das Cebolas, da Madeira e Generalista que, a partir de hoje, vão espalhar-se por várias ruas da vila.

A estes eventos históricos junta-se a moderna FATACIS – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria, que reúne cerca de 200 expositores no Espaço Multiusos Soure 1111.

Tal como tem sucedido nos últimos anos, o S. Mateus é uma organização conjunta da Câmara e da Associação Empresarial de Soure (AES), estando a FATACIS à responsabilidade da AES que, de ano para ano, tem apostado no crescimento deste certame que se afirma uma das grandes montras do que há e se faz no concelho e região.

Anselmo Ralph esta noite

À vertente expositiva junta-se um programa de “luxo”, onde sobressaem os espetáculos musicais e muitas outras atividades. Paulo de Carvalho abriu ontem a festa, hoje sobe ao palco Anselmo Ralph, amanhã atuam Os Quatro e Meia e Orelha Negra, domingo há espetáculo com Philarbúrdia e na segunda feira a animação está a cargo de Augusto Canário.

Hoje o grande destaque vai também para as comemorações do Feriado Municipal de Soure, dia marcado também para celebrações do Dia Internacional da Paz, com uma exposição e uma sessão sobre essa temática, a partir das 15h00. As cerimónias solenes do Dia do Município começam às 17h00 e durante a sessão vão ser entregues prémios aos alunos do ensino secundário e assinados protocolos com diversas instituições e coletividades do concelho.

Entre os muitos eventos, há também a destacar a habitual Noite de Soure, com o Café à Moda Antiga, a partir das 21h00, na Praça Heróis Coutinho e Cabral. Remember Revival Band e Big Banda juntam-se a Anselmo Ralf no cartaz musical.

Do programa de amanhã destaque para a noite de folclore do concelho, baile animado pela banda Big Jovem, atuação da banda finalista do IV Concurso de Bandas de Garagem e os já referidos concertos de Os Quatro e Meia e Orelha Negra. A noite termina ao som do Dj Lima, depois do espetáculo piroágua – show aquático, no Parque dos Bacelos.

No domingo não falta também a animação musical durante todo o dia. Destaque ainda para o programa religioso, com celebração de missas às 9h30, 11h30 e 15h00, na capela de São Mateus. À noite há baile popular com Johnny & Emilie (22h00), atua Philarbúrdia e Dj Lima.

Na segunda feira continua a animação musical diversa e está em destaque o desporto, com a realização do 18.º Torneio de Remo Adaptado “Sem Limites”. À noite destaque para os espetáculos de Pedro Tochas, Augusto Canário e Amigos e grupo GMB.

As festas de S. Mateus terminam na terça feira, com o tradicional “Dia da família sourense”, que decorre no Olival, junto à capela de S. Mateus. Abre com celebração de missa, às 15h30, continuando com o tradicional piq-nic popular, animado pelo Grupo da Sagrada Família e Grupo de Concertinas de Granja do Ulmeiro. À noite há baile animado pelo grupo Celtas.

As festas espalham-se por toda a vila e são gratuitas, com exceção dos espetáculos das noites de hoje e amanhã, em que terão um preço simbólico de dois euros. Estas noites terão um cariz solidário, já que a receita vai apoiar os Escuteiros de Soure.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM