16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Soure: Feiras seculares são símbolos do S. Mateus

20 de Setembro 2019

As feiras seculares são ícones das festas de S. Mateus de Soure. A história das feiras das Cebolas, Nozes, Madeira e Generalista perde-se no tempo, sendo certo que estas são realizações que fazem parte da identidade e da cultura do povo, estando repletas de tradição.

Estes certames espalham-se por diversos espaços da vila, criando um cenário de feira franca e de grande animação pelas várias ruas, onde se encontra grande diversidade de produtos.

A Feira da Madeira abre hoje (20 de setembro), às 9h30, na Várzea das Mós, na margem esquerda do rio Arunca, onde se vai manter até segunda feira. Com grande tradição, assume-se como um ponto de encontro de muitos visitantes, que podem encontrar aí vários produtos relacionados com a época da colheita e com a agricultura, como pipas, tinas, arcas, objetos de barro e as tradicionais alcofas e capachos em palha. De acordo com o presidente da Câmara de Soure, Mário Jorge Nunes, esta feira “é a mais tradicional, realizando-se de forma ininterrupta há mais de 100 anos”. Muito vocacionada para o setor agrícola, é uma feira “onde os agricultores da região se vêm apetrechar para as suas colheitas”, mantendo-se, como frisa o autarca, “cheia de vitalidade”.

Também hoje, meia hora depois, abre a Feira das Cebolas, na Praça Miguel Bombarda, prolongando-se até domingo. Traz a Soure muitos agricultores de fora do concelho que se dedicam ao cultivo de cebolas e que encontram aí uma grande oportunidade de negócio, comercializando as suas tranças de cebolas.

A Feira das Nozes abre amanhã, às 9h00, na Rua do Cais, prolongando-se também até domingo. Trata-se de um evento muito concorrido por pequenos agricultores, principalmente da zona serrana, que se dedica ao comércio de frutos secos. Sendo uma das primeiras a realizar-se na região, esta feira serve de referência para a cotação dos preços dos frutos secos.

A estes certames históricos, junta-se ainda a Feira Generalista, que começa amanhã, às 12h00, e que traz a Soure centenas de expositores que, até domingo, vão espalhar todo o tipo de produtos por toda a vila.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM