24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Soure: Devotos agradecem a S. Mateus

20 de Setembro 2019

S. Mateus continua a atrair a Soure muitos devotos. Setembro é mês de festa mas também de agradecimentos ao Santo pelos feitos concebidos. Nesta altura, são habituais as peregrinações e romarias à Capela de S. Mateus, palco de celebração tanto para os visitantes como também para a “família” sourense.

Como manda a tradição, os fiéis deslocam-se à Capela de S. Mateus para cumprir as suas promessas, tradição que remonta a tempos ancestrais, altura em que era habitual oferecem ao Santo produtos da terra, dinheiro e mesmo outros bens originais, muitas vezes roubados na viagem. De acordo com os registos históricos, noutros tempos, era habitual os devotos depositarem sobre o altar “abóboras e espigas (milho e trigo, centeio e arroz), uvas e frutas das novidades, rãs e sapos, lagartixas e gafanhotos, pulgas e moscas, aguardente e vinhos”. Essa tradição alterou-se com o tempo e atualmente são depositadas apenas flores, em grande quantidade.

S. Mateus continua a ser muito acarinhado pelo povo e os sourenses dedicam-lhe, todos os anos, um dia especial. Assim, o último dia das festas, sempre à terça feira (24 de setembro), é considerado o “Dia da Família Sourense”, uma data que é celebrada no Olival de S. Mateus e que promove o convívio entre a população. O programa começa com a celebração de missa, às 15h30, na Capela, e continua com o tradicional pic-nic popular, a partir das 16h30, evento que conta com a participação do Grupo da Sagrada Família e do Grupo de Concertinas de Granja do Ulmeiro.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM