23 de Março de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Soure continua a incentivar natalidade

5 de Março 2020

O Município de Soure continua a apostar no incentivo à natalidade e no apoio à família, tendo relançado, mais uma vez, o “Programa Cegonhas”, medida que foi recentemente aprovada na reunião do executivo.

A autarquia prepara-se agora para realizar, já no dia 14, uma “iniciativa de celebração” que se destina a todas as crianças e famílias que foram apoiadas por este programa no último ano, de fevereiro de 2019 até ao final do mês passado. O evento começa, às 15h30, com a receção às famílias, seguindo-se uma cerimónia comemorativa e a entrega de uma prenda simbólica a cada bebé nascido no último ano. No final, haverá um lanche convívio para todos.

Lançada já em 2016, esta medida de apoio à natalidade assenta na atribuição de um subsídio, dividido por duas tranches, por cada bebé nascido no concelho de Soure. Para beneficiarem deste apoio, os requerentes têm que estar recenseados no concelho e o bebé tem que aí residir efetivamente com os requerentes, que não podem ter quaisquer dívidas para com o Município para poderem receber esta ajuda.

“Este projeto municipal visa apoiar as famílias, potenciar e intensificar um conjunto de estímulos à fixação e à atração de pessoas ao concelho, incentivar a natalidade, bem como apoiar a economia local, uma vez que as despesas comparticipadas só poderão ser efetuadas em estabelecimentos comerciais sediados na circunscrição territorial concelhia”, explica a autarquia.

Para recebimento das tranches atribuídas, os requerentes devem entregar os documentos comprovativos da realização de despesa, devidamente identificados, de compras de produtos ou bens destinados ao recém-nascido, desde que realizadas em estabelecimentos comerciais do concelho de Soure, até ao valor total de apoio concedido. A autarquia explica que são válidas todas as despesas realizadas em artigos de puericultura, designadamente vestuário, produtos alimentares, carros de passeio, cadeiras auto, medicamentos, artigos de higiene, ou outros produtos, desde que destinados exclusivamente à criança.

A candidatura deve ser feita nos serviços municipais, até seis meses após o nascimento do bebé. De acordo com o Município , desde que foi implementado e até ao final de fevereiro, este programa já apoiou 296 crianças e famílias.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM