23 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Soure celebra Abril com artesanato, desporto, gastronomia e música

26 de Abril 2019

Abril, mês da Liberdade, continua a ser celebrado em Soure com um programa abrangente, que se estende por vários dias e que inclui artesanato, desporto, gastronomia e música.

Tal como tem acontecido nos últimos anos, este Município, presidido por Mário Jorge Nunes, celebra a Revolução dos Cravos com iniciativas abrangentes, que procuram envolver a comunidade e atrair também mais visitantes ao concelho.

Uma das novidades desta edição é a realização da 1.ª Feira Nacional de Artesanato, que vai decorrer, este fim de semana, na tenda junto ao Pavilhão Multiusos, na Quinta da Coutada, onde os artesãos irão apresentar uma mostra variada de tudo aquilo que se continua a fazer em termos artesanais no país, seja numa vertente mais tradicional ou contemporânea. Amanhã a feira vai estar aberta das 11h00 às 23h00 e no domingo das 10h00 às 21h00.

Especial atenção merece também o Festival de Sopas e do Arroz Doce, evento que vai já na quinta edição e que aposta na promoção da gastronomia do concelho, envolvendo instituições e coletividades das freguesias de Soure. O Festival começou ontem, no Pavilhão Multiusos, e prolonga-se até domingo. Hoje funciona das 19h00 às 22h00, amanhã das 12h00 às 23h00 e no domingo das 12h00 às 21h00. Durante o evento realiza-se um concurso que vai eleger o “Melhor Arroz Doce”.

Estes são apenas alguns dos muitos eventos que vão assinalar os 45 anos do 25 de Abril de 1974. As celebrações abriram ontem com uma arruada seguida de um desfile pela Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do concelho, do hastear da Bandeira e da “Caminhada pela Paz”. A inauguração do mural evocativo “Abril 45 anos”, a sessão solene com as habituais intervenções políticas, o concurso “Conhecer Abril”, o “Abril em Festa”, “O Nosso 25 de Abril – A História Contada e Cantada” e a animação pelo grupo de concertinas “Puxófole” marcaram a tarde.

O programa continua hoje, a partir das 20h00, com a atuação da Academia de Música Big’s School “Luso 80’s” e, a partir das 21h00, com um baile animado pela Big Jovem.

Amanhã o destaque vai para José Afonso, uma das figuras que continuará sempre ligada ao 25 de Abril. Soure recorda-o, às 17h00, no Salão Nobre da autarquia, com o lançamento do livro “José Afonso ao Vivo”, da autoria de Adelino Gomes, e também à noite, a partir das 21h30, no Pavilhão Multiusos, com o concerto “Por Terras do Zeca”. No ano em que se assinalam os 90 anos do seu nascimento, este espetáculo assume-se também, como explica a autarquia, como um “tributo à sua obra, quer como compositor, quer como poeta”. O concerto vai incluir, assim, algumas das suas composições mais conhecidas, como “Verdes são os Campos” e “Venham Mais Cinco”.

Depois deste tributo a Zeca Afonso, a animação continua, às 23h00, na tenda junto ao Pavilhão Multiusos, com um baile pelo grupo Johnny & Emilie.

No domingo, a partir das 14h30, vai realizar-se o Encontro das Atividades de Enriquecimento Curricular, às 16h30 há animação pelas concertinas “Águas do Mondego”, às 17h30 estreia-se o grupo “Insígnia” e às 18h30 atua o grupo “Oosfera”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM