19 de Julho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Sons, Saberes e Sabores da Lusofonia” animam Bairro Norton de Matos

5 de Julho 2019

Os “Sons, Saberes e Sabores da Lusofonia” estão de regresso à Praça de Cabo Verde, no Bairro Norton de Matos. Depois do sucesso da primeira edição, a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais dá continuidade a esta realização que mostra a cultura e as tradições dos países lusófonos.

Gastronomia, artesanato, música e vários eventos culturais integram este programa, que começou ontem (4 de julho) e decorre até amanhã, dando a conhecer a diversidade cultural de cada um dos países aí representados – Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola, Timor-Leste e também Guiné Bissau e S. Tomé e Príncipe, que se estreiam nesta edição.

Durante a apresentação do evento, o presidente da Junta, Francisco Andrade, enalteceu o “grande significado” que este evento tem para Santo António dos Olivais, uma Freguesia que tem assistido “a um grande aumento de estrangeiros”. Com esta realização, pretende estreitar os laços com as várias associações da Freguesia que representam estes países e aproximar também a sua cultura e tradições de todos os fregueses.

Trata-se, por isso, como sublinhou Graça Oliveira, também do executivo da Junta, de “um programa inédito” que surgiu no ano passado e que tem agora continuidade, fruto de uma estreita colaboração entre a Junta e as entidades e associações lusófonas.

Emília Nave e Rui Amado, responsáveis também pela organização do programa, destacaram a qualidade e diversidade das atividades propostas para estes três dias e que visam “promover o diálogo e o convívio entre as várias comunidades dos vários países lusófonos mas também entre estas e a comunidade local”.

Luís Pais enalteceu também o grande destaque que o evento teve, no ano passado, nos países representados, com vários ecos nos meios de comunicação social desses países, “ultrapassando largamente as fronteiras da cidade e indo pelo mundo fora”. O tesoureiro da Junta destacou, ainda, a qualidade de todos os eventos e convidou não só a população da cidade mas também os turistas a visitarem esta realização, onde poderão ter “uma visão do que é Portugal e toda a comunidade lusófona onde Portugal esteve e está inserido”, sendo por isso “uma oportunidade única para conheceram mais da nossa história”.

Três dias a celebrar a cultura e a tradição

Depois da animação de ontem, dia inaugural, o “Sons, Saberes e Sabores” continua hoje, na Praça de Cabo Verde, a partir das 17h00. A par com os sabores nas sete tendas – uma dedicada a cada um dos países representados –, destaque para “Do projeto palavra pintada ao projeto quarto do Van Gogh”, por Élia Sofia Ramalho, às 17h30. À mesma hora é apresentado o livro “I’m a poem”, de Rosa Fonseca, seguindo-se uma tertúlia sobre literatura infantil, com as autoras Élia Sofia Ramalho e Rosa Fonseca. Há também animação musical com Hector Costa e Paulo Sarmento, de S. Tomé e Príncipe e Timor. Vai realizar-se também um momento de degustação do licor “Lágrima do Mondego”, às 18h30, e há animação musical, com Jorge Tavares, de Cabo Verde, às 21h15. A festa termina às 23h00.

Amanhã o certame reabre às 12h00, com as tendas dos sabores a convidarem os visitantes a degustarem as especialidades dos vários países. Durante a tarde destaque para a apresentação do livro “A canção do Congo e Ovimbundo – Tradições e Identidade”, de Domingas Monte (Angola), pelo professor Pires Laranjeira (16h00); e para a tertúlia sobre literatura que conta com a participação dos poetas João Rasteiro (Portugal), Wagner Merije (Brasil), Ana Paula Tavares e Domingas Monte (ambas de Angola).

Uma passagem de modelos (18h00); um aperitivo de honra “Lágrimas de Portugal”, com a presença da produtora Rosa Lopes Ribeiro (18h30); e as atuações de Tribo Dança, com danças afro-latinas (18h45), e do Grupo Mon Na Mon, da Guiné-Bissau, são também eventos para apreciar durante a tarde e noite de amanhã. A festa encerra às 24h00.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM