19 de Maio de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Semana do Bacalhau une 50 restaurantes da Baixa de Coimbra

18 de Abril 2019

Cinquenta restaurantes do centro histórico e de Santa Clara vão participar na VII Semana do Bacalhau da Baixa de Coimbra. Uma adesão recorde que evidencia a importância que este evento gastronómico tem na cidade e que convida a população e os muitos turistas que visitam a cidade nesta época a desfrutarem também da boa gastronomia de Coimbra.

A Semana do Bacalhau começa no sábado e vai prolongar-se até 27 de abril. Este evento, que tem já tradição na cidade, vai decorrer nos 50 restaurantes que aderem ao evento, um número que, de edição para edição, não para de crescer.

O presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), Vítor Marques, congratula-se com este “número recorde” e deixa um convite a todos, população e turistas, para que “visitem a Baixa neste período, percorram o centro histórico, desfrutem do património, façam aí as suas compras e aproveitem também para degustar um dos muitos pratos de bacalhau propostos”.

Promovido pela APBC, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC) e Academia do Bacalhau de Coimbra, com o apoio das empresas Lugrade, Hotur Wine, A Viusinho, este evento gastronómico pretende “valorizar este prato tradicional que é o bacalhau e que pode ser confecionado de mil e uma maneiras”.

Nesta semana cada estabelecimento aderente é desafiado a criar uma especialidade de bacalhau, que vai estar disponível nas ementas, aos almoços e jantares. Tal como tem sido habitual, vai realizar-se um concurso gastronómico, para eleger o melhor prato, através de uma prova cega que decorrerá nas instalações da EHTC. O júri, constituído por elementos da Academia do Bacalhau, AHRESP e EHTC, vai avaliar os pratos concorrentes tendo por base quatro critérios – apresentação do prato, originalidade, criatividade da receita e paladar.

A Semana do Bacalhau mantém também o seu caráter solidário e vai apoiar, desta vez, a Casa dos Pobres de Coimbra, que se depara agora com a necessidade urgente de ampliar as atuais instalações de S. Martinho do Bispo, onde acolhe mais de 60 utentes, mantendo em lista de espera algumas centenas de pessoas. O dinheiro angariado com este evento, um donativo que será efetuado pelos restaurantes participantes, vai reverter assim para esta instituição da cidade que completa, a 8 de maio, 84 anos ao serviço da comunidade.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM