16 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

CLARA CORREIA

Semana 1

12 de Julho 2019

(O texto desta semana é inspirado, na sua forma, no último livro do escritor espanhol Juan José Millás, “La Vida a Ratos”).

Segunda-feira. Fui para o trabalho bem cedinho, cheia de entusiasmo e com as baterias muito bem carregadas. Neste primeiro dia da semana Anaquim e Rodrigo Leão ainda habitavam o meu coração musical, depois de dois inesquecíveis concertos.

O meu dia terminou, muito bem, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Ali a Chef Clarinha esteve em ação num dinâmico e saboroso momento de team building. A (re)repetir!

Terça-feira. Dia de muito boa competição… entrar em campo e saborear o jogo é o que muito gosto de fazer!

O final das tardes das minhas terças-feiras é sempre preenchido com a partitura e no meu colo está sempre a minha bonita viola. Há meses que nos (re)encontrámos… treino (quase) todos os dias e a viola vai comigo para (quase) todo o lado. Este regresso à “música ativa” tem sido uma ajuda fundamental para o meu trabalho porque a música puxa pela smart clarinha. Alguém entende isto?!

Passei (quase) 25 anos sem tocar viola e agora a casinha de Lisboa e a casinha de Coimbra estão cheias das minhas notas.

Imagine-se que há poucas semanas, num (re)regresso a Barcelona, entrei numa loja de música e pedi autorizacão para tocar viola. Estava com saudades da viola que tinha deixado em Lisboa… foi giro!!!

Quarta-feira. Queria que o dia voasse porque tinha (re)encontro marcado com o Caetano Veloso (e Filhos): esperava-me, na Figueira da Foz, big music!!! Fui cedinho para a cidade-praia e aproveitei para jantar umas deliciosas petinguinhas fritas, muito bem acompanhada por um arroz bem malandrinho.

Como correu o concerto do Caetano (e Filhos)? Foi de luxo!!! Assim que entrou em palco disse: “É a primeira vez que venho à Figueira da Foz e estou feliz por estar aqui com os meus filhos”. Eu estava muito feliz por (também) fazer parte da família…

Este ano celebro 20 anos de concertos de Caetano Veloso… a primeira vez que nos encontramos foi em Barcelona, no Poble Espanyol. Depois dessa noite mágica estivemos juntos muitas vezes, em diferentes cidades, e ainda alimento o sonho de o ver em palco com a sua irmã, Maria Bethânia.

Quinta-feira. Dia de celebrar Coimbra… acordei, feliz, com “O Leãozinho” no coração. Que lindo foi sentir o Moreno cantar esta canção, ao lado do seu pai e irmãos. O Moreno estava com o mais lindo sorriso na voz!

O dia da minha cidade começou com uma aulinha de padel. As semanas passam e cresce a P.P. – Paixão por Padel.

A tarde foi muito bem passada, entre Miranda do Corvo e Penela. Em Miranda emocionei-me e em Penela saboreei a meia de leite (da) clarinha. Esta linda vila respira Rosarinho, Augusto, manas e Clarinha… os anos passam e cresce a P.P. – Paixão por Penela.

Este festivo dia terminou com um genial jogo de padel, em Coimbra. Celebrei, na desportiva, a Santa Rainha!

Sexta-feira. Segundo dia da semana em que a viola foi comigo para o trabalho… gosto de a ter sempre bem pertinho.

Viajo para Lisboa, com a rádio como companheira, e encanto-me com a música que me alimenta.

Chego a casa, feliz, e antes de quase tudo faço um treino de viola que, felizmente, rouba sorrisos aos vizinhos.

Celebro e agradeço mais uma semana (muito) rica.

Sábado. Dia de acordar e dormir am Lisboa, a minha cidade-lar onde mais gosto de escrever e ler, de ler e escrever.

A música preenche este meu dia. Faço um treino de luxo pela manhã e ao final do dia vou ao Festival ao Largo: Coro do Teatro Nacional de São Carlos, Orquestra Sinfónica Portuguesa e direção musical de Joana Carneiro… não posso pedir mais… não posso pedir melhor!

Domingo. Dia de recordar João Gilberto e o inesquecível concerto a que assisti, há 20 anos, em Barcelona. Numa bonita noite de verão tocou e (en)cantou tanto que quase ficamos só os dois no lindo anfiteatro do Poble Espanyol.

Dia João Gilberto, dia de viola, dia de livros (escritos e lidos) e dia de regressar a Coimbra.

Que deliciosa e cheia de música (da viola e da raquete) foi esta semana 1.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM