29 de Setembro de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Secção Regional Centro da Ordem dos Farmacêuticos debate uso dos antibióticos

20 de Setembro 2019

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos (SRC-OF) realiza, a 4 de outubro, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, as jornadas “Uma só saúde: antibióticos – estamos a usá-los de forma responsável?”.

Com esta sessão, vai promover a discussão sobre o uso dos antibióticos. A resistência bacteriana aos antibióticos é considerada atualmente uma ameaça séria a nível global e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, atinge já valores alarmantes em muitas regiões do mundo. As bactérias resistentes são responsáveis por infeções mais difíceis de tratar e que, habitualmente, exigem fármacos mais caros e mais tóxicos.

Esta problemática vai estar em destaque nestas jornadas, onde os participantes irão analisar o que cada um de nós, enquanto cidadãos e profissionais de saúde, pode fazer para minimizar este problema, sensibilizando também para que cada um pense se, de facto, está ou não a usar o antibiótico de forma responsável.

Farmacêuticos são grande apoio para os doente

A questão da sensibilização e apoio é, aliás, uma das importantes missões destes profissionais de saúde. O farmacêutico tem junto do doente um papel fundamental, sobretudo quando se trata da população mais idosa que toma, muitas vezes, muitos medicamentos e que pode ter maiores dificuldades na sua gestão.

Recorde-se que, atenta a essa matérias, a SRC-OF é uma das entidades que participa na construção de políticas para o envelhecimento na Europa. Membro do consórco Ageing@Coimbra, aderiu em 2015 à Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável, projeto piloto que, até 2020, pretende “aumentar em dois anos o tempo médio de vida saudável dos cidadãos europeus, melhorando a saúde e a qualidade de vida dos mais idosos; garantindo a sustentabilidade e a eficácia a longo prazo dos sistemas de saúde e de proteção social; e reforçando a competitividade da indústria da UE, através do desenvolvimento da atividade empresarial e da expansão para novos mercados”.

No âmbito desta parceria, esta Secção Regional tem vindo a atuar através do grupo de ação “adesão à terapêutica”, tendo assumido a coordenação de um objetivo geral deste grupo relacionado com o reforço do papel do farmacêutico. Para tal, tem participado em várias reuniões com o objetivo de desenvolver projetos regionais que visem melhorar a adesão aos planos terapêuticos, particularmente nos idosos, com a intervenção do farmacêutico.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM