A Sé Velha e a Igreja do Carmo, dois importantes espaços patrimoniais de Coimbra, vão ser requalificadas. A intervenção na Igreja do Carmo, situada na Rua da Sofia, vai criar condições de visitação, até agora inexistentes, naquele monumento inserido na zona classificada como Património Mundial. De acordo com a diretora regional da Cultura do Centro, Suzana Menezes, “a principal intervenção prende-se com a consolidação estrutural da abóbada do coro-alto que permitirá devolver, à cidade e ao país, um belíssimo imóvel encerrado há alguns anos por razões de segurança”.
As obras, orçadas em cerca de 200 mil euros e que deverão estar concluídas em agosto de 2022, contemplam também intervenção na fachada principal e o tratamento de fissuras nas abóbadas interiores.
Já na Sé Velha, vai ser realizado um investimento de 410 mil euros, estando previsto a obra terminar em dezembro de 2022. Segundo Suzana Menezes, a intervenção prevê diversas reparações, como um novo revestimento dos terraços em telha cerâmica, substituição de telhados, restauro do revestimento cerâmico, conservação de elementos pétreos e reparação dos vitrais da sacristia, entre outras.