15 de Junho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Santos Populares animam hoje o Terreiro da Erva

7 de Junho 2019

Cerca de 15 instituições de Coimbra vão juntar-se hoje (7 de junho) no Terreiro da Erva num evento que pretende dar as “boas vindas” aos Santos Populares. Promovido pela Comissão Social da União de Freguesias (UF) de Coimbra, esta iniciativa, designada “Santos na Freguesia”, vai trazer ao “coração” da cidade tasquinhas com os “comes e bebes”, artesanato, jogos e muita animação.

Durante a apresentação do evento, o presidente da UF, João Francisco Campos, explicou que esta realização pretende “envolver os utentes das várias instituições”, proporcionando-lhes “um dia diferente e de grande alegria”, abrindo-se também a toda a comunidade, que é convidada a participar nesta iniciativa, que vai decorrer das 11h00 às 22h00.

As barraquinhas vão espalhar-se pelo recinto, umas servindo as iguarias típicas da quadra (como a sardinha assada, as fêveras e o caldo verde) mas também os doces regionais e outras apresentando o artesanato, numa mostra que reunirá exclusivamente trabalhos executados pelos utentes das várias instituições, que têm ali, como sublinhou o autarca, uma boa oportunidade para mostrarem os seus trabalhos e para obterem alguma receita.

Para além desta Feira das Entidades, que abre às 11h00, o programa conta ainda com vários momentos de animação. Henrique Santos, presidente da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra (OPSDC), destaca a realização de um grande desfile de Marchas Populares, que vai juntar no Terreiro da Erva cerca de 400 marchantes, das marchas de Sol Eiras, S. João do Campo, Obra Social de Torre de Vilela, Centro Sociocultural Nossa Senhora de Lurdes, CATI S. Martinho, Centro Comunitário de Inserção, Cozinha Económica Rainha Santa, Fundação Sophia e Jardim 25 de Abril. “Durante cerca de duas horas, são os seniores de algumas das instituições que vão dançar e a mostrar a sua criatividade”, realça, explicando que haverá um júri que, no final, irá eleger a melhor marcha, tendo em conta a música, os trajes e as danças que vão apresentar.

A animação continua, às 17h30, com um baile animado com Patrick e, às 20h00, com a atuação da Phartuna (Tuna da Faculdade de Farmácia).

Apresar de se realizar pela primeira vez no Terreiro da Erva, esta não é uma iniciativa nova, sendo realizada anteriormente pela Cáritas Diocesa de Coimbra, no parque da cidade. Este ano, esta instituição lançou o desafio à UF de Coimbra para se associar a este evento que conta ainda com a participação de outras entidades que integram também a Comissão Social, como a AMI – Porta Amiga, Legião da Boa Vontade, Casa Abrigo Padre Américo, Jardim 25 de Abril, Cozinha Económica Rainha Santa Isabel, Fundação Sophia, ERGUE-TE, Ninho dos Pequenitos, Centro Comunitário de Inserção, ACAPO, Centro Social e Paroquial da Pedrulha, Ateneu de Coimbra, Associação Nacional de Apoio ao Idoso e OPSDC.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM