Fernanda Paçó
A Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, em Coimbra, promoveu, na passada terça-feira (26), a ação de sensibilização “Estilos de Vida”, que abordou o consumo de bebidas alcoólicas.
A enfermeira gestora da Unidade de Alcoologia de Coimbra e coordenadora regional de enfermagem da DICAD (Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências), Maria João Ruas, e a enfermeira especialista em saúde mental na Unidade de Alcoologia de Coimbra, Nídia Rosa, foram as intervenientes da iniciativa.
“Nós estamos num país onde muito se bebe […]. Há muitos falsos conceitos atribuídos ao álcool, que fazem com que as pessoas também bebam; é culturalmente aceite e até incentivado”, afirma Maria João Ruas.
Segundo a enfermeira gestora, o consumo dessa bebida em excesso “leva a uma panóplia de complicações” físicas, mentais e sociais, por exemplo, sendo este “um dos principais problemas de saúde pública”.
Para o presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Rodeiro, este tipo de ação de sensibilização fornece à população “o conhecimento e o esclarecimento necessários para que tenham uma vida saudável”.
“Esta iniciativa vem na linha de pensamento da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, no sentido de dar, ou pôr à disposição da Freguesia, um conjunto de conhecimentos de estilos de vida, para que possam ter uma vida saudável, nomeadamente aquilo que nós designamos por um envelhecimento saudável”, esclarece.
A Junta tem organizado uma série de eventos que promovem hábitos de vida sadios, o que tem gerado reações “positivas” na população, como revelou o presidente.