30 de Maio de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Sabores de Outono” sentam-se à mesa em mais de duas dezenas de restaurantes

21 de Outubro 2022

Nas mesas das terras lousanenses, de hoje (21 de outubro) até terça-feira (1 de novembro), os “Sabores de Outono” vão invadir os 22 restaurantes aderentes de mais um Festival Gastronómico na Lousã. De entradas a sobremesas, passando pelos pratos principais, o difícil vai ser escolher, pois as ementas preparadas prometem aguçar os paladares de todos os visitantes.

O outono chegou e trouxe consigo sabores bem típicos desta época que vão estar em destaque de hoje (21) até 1 de novembro, em 22 restaurantes aderentes à 15ª edição do Festival Gastronómico Sabores de Outono, na Lousã.

“A gastronomia é um dos grandes fatores de atração para visitar um local e na Lousã existe muita oferta de qualidade e diversidade que está bem expressa nas ementas que vão ser proporcionadas durante 12 dias nos estabelecimentos que abraçaram esta iniciativa”, disse o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, satisfeito com o número de participantes, “que é o maior registado num festival gastronómico até à data”.

O Burgo, À Terra, Villa Lausana, Ti Lena, Casa Velha, Taberna Burguesa e Sabores da Aldeia são alguns dos restaurantes que vão dar aos visitantes uma “autêntica experiência gastronómica”, desde a entrada à sobremesa, onde reinam os produtos endógenos e da época, como a castanha, as nozes, os cogumelos, o mel Serra da Lousã, entre tantos outros ingredientes que deixam qualquer um com “água na boca”.

Situado na Praça Francisco Sá Carneiro está o restaurante “Tradição.Come Louzan” de Rui Rodrigues, que participa pela primeira vez neste evento. Naquela sala de refeições já se respira os aromas e sabores de outono e está tudo preparado para receber os visitantes para aconchegarem o estômago com uma refeição completa, acompanhada do conceituado vinho tinto da Quinta de Foz de Arouce.

Para entrada, o cliente é contemplado com uma seleção de queijos com doce de abóbora e alecrim, que adoça o paladar para a sopa de cogumelos e para o prato principal, bochechas de porco com puré de castanhas e espargos braseados. Mas a ementa não se fica por aqui, pois ainda há espaço para a sobremesa confecionada com os ingredientes que lhe atribuem um toque bem tradicional, a tigelada de noz enriquecida com mel da Serra da Lousã. Para terminar é tempo de brindar aos sabores de outono com o produto endógeno deste concelho, o inconfundível cálice de Licor Beirão.

“Elaborámos um menu de acordo com a nossa zona de conforto e que fosse ao encontro do que o Festival Gastronómico pretende, que é valorizar os nossos produtos endógenos e da época, como os frutos secos e o mel”, revelou o proprietário do “Tradição.Come Louzan”, Rui Rodrigues, indicando que pode deliciar-se com este cardápio de outono, de segunda a terça-feira e de quinta-feira a sábado, pelo valor de 20 euros por pessoa.

Este é, assim, um dos 22 restaurantes que prepararam ementas de “comer e chorar por mais”, em que o difícil vai ser mesmo escolher, uma vez que os produtos endógenos são transformados em verdadeiros pratos de outono. A castanha vira puré e a combinação perfeita do mel e da abóbora transforma-se em sobremesa ou então o simples fruto seco, que é a noz, a dar gosto a todas as iguarias, entre outros tantos sabores desta estação de paisagens amarelas.

O Festival Gastronómico Sabores de Outono é organizado pela Câmara Municipal da Lousã e apoiado pelo Turismo do Centro, Delta, Cooperativa Lousamel, Licor Beirão, Vinhos Quinta de Foz de Arouce e Fábrica de Pastelaria São Silvestre.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM