24 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Sabores de Outono regressam hoje aos restaurantes da Lousã

19 de Outubro 2018

Os “Sabores de Outono” estão de regresso a 18 restaurantes da Lousã. O festival gastronómico começa hoje (19 de outubro) e, até dia 28, volta a dar especial destaque aos produtos endógenos da região que são típicos desta época do ano. Iguarias habituais e outras inovadoras para saborear com prazer e que convidam a visitar o concelho.

De hoje a 28 de outubro, a gastronomia volta a servir de convite para uma visita ao concelho da Lousã. A recente eleição da Mesa das Terras da Chanfana como uma das “7 Maravilhas à Mesa” de Portugal e a escolha da Região de Coimbra como Região Europeia da Gastronomia em 2021 demonstram bem a qualidade e a importância que a gastronomia tem para a região.

O presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, enalteceu esse poder durante a apresentação do Festival Gastronómico Sabores de Outono, sublinhando a importância que a gastronomia tem para a “atração e mobilização turística” e para o dinamismo dos territórios. Considera que o Município da Lousã tem sabido valorizar essa riqueza, como o comprovam, aliás, os 18 restaurantes que aderem a este festival, “a mais expressiva participação” registada desde o lançamento deste evento.

“Os festivais gastronómicos têm atingido o objetivo que se propõem na promoção do nome Lousã e naquilo que é a atratividade para o concelho e para a região”, sublinhou o autarca, dando conta que estes eventos estão integrados “numa estratégica global de promoção dos nossos produtos endógenos e da nossa oferta turística”, sempre numa perspetiva de “melhorar a qualidade de vida e a atratividade do concelho”.

Adega da Vila, Alto do Padrão, Burguesa, Casa dos Frangos São Paulo, Casa Velha, Churrasqueira Borges, Cosmos Pizza, Hotel Palácio da Lousã – Restaurante A Viscondessa, Manjar de Deus, Mimosa da Beira, O Burgo, O Gato, Pizzaria Figueiredo’s, Q.B. Restobar, Restaurante & Lounge Villa Lausana, Sabores da Aldeia, Ti Lena e Tó dos Francos são os 18 restaurantes que vão apresentar, neste período, as mais diversas especialidades confecionadas com os “sabores de outono”, privilegiando os produtos endógenos da região, como a castanha, o mel, os cogumelos, os frutos secos, a caça, entre muitos outros ingredientes que serão conjugados em várias ementas, confecionadas com base na tradição ou num serviço mais moderno e inovador.

Javali com castanhas, veado com tortulhos ou cogumelos, perdiz à beirão, cabrito assado com castanhas, chanfana, bacalhau, cataplana de javali, pernil no forno, vitela estufada com castanhas, truta com frutos silvestres, sarrabulho e galo com castanhas são apenas algumas das muitas ementas propostas pelos vários restaurantes, onde se encontram sugestões para todos os gostos.

A escolha dos ingredientes é também selecionada no que toca às sobremesas, que privilegiam sobretudo a castanha e o Mel DOP Serra da Lousã, o Licor Beirão e a pastelaria tradicional.

Luís Antunes manifestou o desejo de que esta seja, mais uma vez, “uma aposta ganha”, que satisfaça os desejos dos restaurantes aderentes e atraia mais visitantes ao concelho. Lembra que, a par com a boa gastronomia, decorrem outras atrações como o 8.º Festival Marionetas ao Centro, que decorre de amanhã a 27 de outubro, com a apresentação de peças para toda a família nos dois sábados e exibição de diversos espetáculos infantis durante a semana. Destaca ainda as comemorações dos 150 anos da Biblioteca Municipal, no dia 27 de outubro, bem como as várias exposições que se encontram patentes em todos os museus municipais, entre todos os outros atrativos que a Lousã oferece não só neste período mas durante todo o ano.

Promovido pela Câmara Municipal da Lousã, em parceria com a restauração local, o Festival Gastronómico “Sabores de Outono” volta assim a apostar no que há de mais tradicional no concelho. Conta com o apoio da Turismo do Centro, Associação Empresarial Serra da Lousã, Aldeias do Xisto, Licor Beirão, Delta Cafés, Cooperativa Lousãmel, Fábrica de Pastelaria São Silvestre e Vinhos Conde de Foz de Arouce.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM