Bianca de Matos
De hoje (21) até 1 de maio a gastronomia de Miranda do Corvo ganha mais paladar, com o regresso dos “Sabores da Chanfana”, com abertura marcada para as 19h30, no Mosteiro de Santa Maria de Semide – “O Berço da Chanfana”. Ao longo de mais de uma semana os visitantes têm a oportunidade de degustar os pratos tão característicos desta região, recheados de múltiplos sabores e texturas. Iguarias como chanfana, os negalhos, o chispe e/ou a sopa do casamento.
Ao todo, são 15 restaurantes aderentes que estão a preparar menus “de comer e chorar por mais”, onde a chanfana é a “rainha” das receitas.
Inserido nesta iniciativa está, entre outras atividades, o XIX Capítulo da Real Confraria da Cabra Velha que, este ano, alcança os seus 20 anos de existência. Trata-se de um evento que tem o propósito de defender, promover e divulgar a carne de cabra velha e os pratos que envolvem este ingrediente, nomeadamente a Sopa de Casamento, os negalhos e os chipes, que são típicos de Miranda do Corvo e considerados pratos de eleição do concelho.
Assim, no dia 29 de abril, todos os caminhos vão dar à programação deste evento, que tem início pelas 10h00 com um pequeno-almoço na Praça José Falcão, seguindo-se o tradicional Desfile das Confrarias e a Cerimónia Capitular a decorrer na Casa das Artes, onde serão entronizados cerca de uma dezena de novos confrades e confreiras, que se juntam aos 143 elementos que abraçaram a Confraria ao longo destas duas décadas. Serão ainda entronizados dois Confrades de Honra – Luís Grandíssimo (especialista em enograstronomia e fundador da empresa iVinum) e Manuel Araújo (presidente da Junta de Freguesia de Amora). O Capítulo culmina com um almoço convívio no Mosteiro de Semide, cujo menu será dedicado aos “Sabores da Chanfana”, com Sopa de Casamento, Chanfana, Negalhos, Arroz-Doce e a Nabada, pelo valor de 35 cabritas.
Restaurantes aderentes
A Cancela
A Parreirinha
A Pedroso
Café Restaurante São Miguel
Cheiro Guloso
Museu da Chanfana
O Careca
O Espanhol
O Ferrador
O Pentágono
Quinta Dona Iria (Safra)
Rufino dos Leitões
Taberna Velharias
TurisTeia
Zé Padeiro