6 de Abril de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades: Estudantes fazem mexer economia local

21 de Fevereiro 2020

A União de Freguesias (UF) de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades recebe, todos os anos, cerca de 5.250 alunos nos estabelecimentos de ensino superior aí sediados. Jorge Veloso, presidente da UF, considera que “estes milhares de estudantes são fundamentais para a economia local” mas lamenta que ainda não haja, atualmente, uma forma de os contemplar no número de residentes, de forma a que a própria Junta pudesse ter “alguma retribuição por esta frequência”.

O autarca, que também assume a presidência da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, adianta que este organismo está a analisar uma forma de resolver esta questão, que é transversal a todas as freguesias portuguesas que têm estabelecimentos de ensino superior, acolhendo por isso milhares de estudantes durante os nove/dez meses letivos e tendo a responsabilidade de lhes assegurar todas as condições necessárias, assim como têm também que resolver os problemas naturais resultantes desta permanência, como sucede com frequência nas habituais festas estudantis.

Cabe também às juntas servir de “mediador” entre os alunos e a própria população. “Os estudantes dão-nos muita despesa e as noites que têm de convívio são terríveis. Tenho muitos telefonemas a reclamar de contentores de lixo e outros estragos e asseguramos sempre que vamos tratar porque a presença deles cá é muito importante, porque a economia local cresce”, assegura.

Lamenta, contudo, que sejam as freguesias de origem as que beneficiam com o seu recenseamento quando, na verdade, passam praticamente todo o ano numa destas freguesias de “acolhimento”. “Vamos apresentar, através da ANAFRE, uma proposta ao Governo para que haja possibilidade desses cidadãos poderem ser considerados como eleitores na freguesia durante o período em que tiram os seus cursos”, explica.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM