14 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

S. João anima Figueira da Foz até ao final do mês

21 de Junho 2019

Junho é sinónimo de festa na Figueira da Foz. As Festas da Cidade/S. João começaram logo no dia 1 e vão prologar-se até ao final do mês, com atrações para todos os gostos e idades. Apesar da animação contínua, é por estes dias que a cidade fica ao rubro, com as comemorações do S. João, que continuam a manter vivas todas as suas tradições.

O Parque de Divertimentos de S. João convida à diversão na Avenida de Espanha. Até segunda feira, dia de S. João, não faltam as tradicionais diversões e jogos, bem como as sempre apetecíveis farturas.

Já na Praça do Forte abriu ontem a Feira das Tasquinhas, que reúne todas as freguesias do concelho num espaço já emblemático das Festas da Cidade. É nesta praça que se celebra a gastronomia típica da região e os produtos endógenos, num evento que conta também com muita animação musical, onde se destaca as atuações de Miguel Gameiro (esta noite) e de Rouxinol Faduncho (no domingo). A autarquia da Figueira da Foz realça o caráter ecológico deste evento que, este ano, quer fazer “uma caça aos plásticos descartáveis”. Destaca, também, que “a Feira das Freguesias foi selecionada como o evento da Figueira da Foz para as celebrações da Região Europeia da Gastronomia em 2021”, portanto “um grande desafio” para a cidade e para a Região de Coimbra.

A gastronomia está também em destaque nos restaurantes que, de hoje a 30 de junho, aderem ao Festival das Caldeiradas, uma organização da Associação Gastronómica Figueira com Sabor a Mar.

A noite mais longa do ano, noite de São João, arranca domingo, às 21h30, com o primeiro desfile das Marchas Populares, entre o Johnny Ringo e a Praça do Forte. Este evento conta com quatro marchas a concurso e três convidadas, às quais se junta a Imperial Neptuna Académica que, como dita a tradição, abre este primeiro desfile. Segue-se, no Molhe Interior Sul, o espetáculo piromusical com multimédia, seguido então da atuação de Rouxinol Faduncho. É também nesta noite que se realizam os tradicionais arraiais populares, a festa do Banho Santo e as fogueiras de São João, na Praia do Forte.

Na segunda feira, Dia da Cidade, as comemorações começam, durante a manhã, com a cerimónia de atribuição de distinções honoríficas no Centro de Artes e Espetáculos. Durante a tarde, o destaque vai para as celebrações religiosas, com a celebração de missa, procissão e bênção de mar. À noite, no Coliseu Figueirense, decorre o segundo desfile das Marchas Populares, que conta também com duas marchas convidadas e a Tuna Bruna – Tuna Académica da Figueira da Foz.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM