20 de Junho de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Rugby Club da Lousã assinala 50 anos com muita dignidade

10 de Novembro 2023

Bianca de Matos

O Rugby Clube (RC) da Lousã assinalou os seus 50 anos de vida, feitos a 25 de outubro, com um jantar de Gala no passado sábado (4), num ambiente emotivo e de festa que se fez sentir entre as centenas de pessoas presentes no Parque Municipal de Exposições. Amigos, atletas e ex-atletas, dirigentes, figuras ilustres do Clube e do rugby nacional e famílias reuniram-se para uma noite recheada de boas memórias, com muitos sorrisos rasgados e de agradáveis conversas.

Uma noite conduzida pelo jornalista e conterrâneo lousanense João Ramos, que começou pelas 19h00, hora em que as pessoas começaram a chegar, a encontrar-se, a (re)verem amigos de longa data e a eternizar o momento com fotografias. Os convidados também foram brindados com um “welcome drink”, onde não podia faltar o tradicional Licor Beirão, sempre presente nestas ocasiões, e presentados com a atuação da Academia de Bailado da Lousã e, mais tarde, do Coro Lausus.

A festa fez-se pela noite dentro, foram mais de cinco horas preenchidas com intervenções, distinções e atuações. José Redondo, presidente do Rugby Clube da Lousã, sempre de sorriso esboçado no rosto, era notória a sua felicidade em ver os amigos, de perto e de longe, e todos aqueles que fizeram deste um grande e prestigioso clube, não fosse o lema desta equipa: “vamos longe para fazer amigos”.  E fazem mesmo. Prova disso foram as diversas mensagens de vídeo de ex-atletas e treinadores que, não sendo portugueses, passaram pelo RC Lousã e deixaram bem evidente a importância que este Clube teve na vida e na carreira deles.

Mas não foi apenas através do rosto que víamos a alegria e humildade de José Redondo. Também as suas singelas palavras, na sua intervenção, vincaram a paixão que tem pelo clube e a vontade de o fazer crescer cada vez mais. Ao longo do seu discurso, recordou as suas raízes, onde tudo começou, que foi na equipa de rugby da Académica, de onde trouxe consigo os valores desta modalidade e os transmitiu, e bem, ao seu clube da Lousã. Foi naqueles minutos que recordou com saudade histórias passadas, evocando nomes que muito contribuíram para o crescimento do clube. Partilhou ainda o percurso do RC Lousã e a sua evolução, como os balneários, os campos, as primeiras secções que incluíam motocross, todo-o-terreno e atletismo, a criação da primeira equipa feminina em 1980 e a inauguração do Estádio em 1987, que mais tarde lhe foi atribuído o nome de José Redondo pelo Município da Lousã.

“E 50 anos depois temos aqui o resultado, a nossa equipa, o nosso Clube, que é a prova de que o rugby é capaz, de que somos capazes”, disse em tom entusiasta, com esperança num futuro promissor.

Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã também marcou presença neste marco importante para o RC Lousã e para o concelho. Antes da sua intervenção, o autarca entregou a José Redondo um quadro, homenageando o fundador. “São 50 anos de história, paixão, compromisso e futuro”, começou por dizer o autarca ao demonstrar toda a amizade enquanto presidente e ex-atleta do clube.

Segundo o edil municipal, “é notória a inserção o rugby na comunidade e naquilo que é o reconhecimento e promoção do desporto e esta gala é um grande feito, pois cria muitas e boas memórias”. “O Município sente muita honra e orgulho em participar e apoiar o Rugby Club da Lousã, bem como a sua atividade e crescimento”, acrescentou. Apoio esse, referiu, que se reflete “num investimento de mais de 750 mil euros ao longo da última década”.

“Vamos continuar a apoiar, pois o clube contribui significativamente para o crescimento e desenvolvimento do concelho”, concluiu.

Quem também esteve nesta Gala comemorativa foi Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, que distinguiu o RC da Lousã com a atribuição de uma medalha de mérito desportivo pelo trabalho do clube ao longo destes 50 anos.

“O desporto faz-se com paixão e dedicação. Foi preciso que alguém trouxesse uma bola e, após 50 anos, continuar aqui para todos juntos celebrarmos este feito. Que José Redondo continue este trabalho tão inclusivo e promotor da igualdade”, enalteceu.

No decorrer do jantar houve ainda distinções para José Pires Bento, Augusto Figueiredo Fernandes e Luís Antunes pelo empenho, dedicação e apoio ao RC da Lousã. Em gesto de homenagem à perseverança e história do Clube, o grupo Musical Louzan criou uma música e um videoclip de celebração destes “50 anos a fazer história” no concelho, no país e até no mundo, que foi apresentado nesta noite.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM