23 de Julho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Ruas da Alta de Coimbra já estão requalificadas

10 de Maio 2019

A requalificação das ruas da Alta, com vista à valorização do espaço público da zona histórica da cidade, já está concluída. A intervenção decorreu no Largo de São Salvador, Rua da Ilha, Rua Guilherme Moreira, Rua José Falcão, Travessa da Trindade, Beco da Pedreira e Largo do Hilário, vias que estão já disponíveis para usufruto da população mas que vão continuar, contudo, condicionadas em termos de trânsito.

A Câmara de Coimbra recorda que esta requalificação pretendeu valorizar o espaço, sobretudo no que diz respeito à mobilidade pedonal nessas ruas, becos e largos. Esta área vai continuar, por isso, interdita ao trânsito automóvel, exceto a veículos ligeiros autorizados e a cargas e descargas das 8h00 às 10h00 e das 20h00 à 01h00.

A intervenção incluiu a remodelação de infraestruturas, que engloba iluminação LED, e de novas soluções de pavimentação que garantem uma otimização da acessibilidade, do conforto e da segurança nesses locais. Todas estas vias estão situadas na zona histórica e classificada como Património Mundial da UNESCO. A autarquia considera, por isso, como explica em nota divulgada, que há “a necessidade de preservar a qualidade desses espaços, promovendo a vivência para a qual foram concebidos: a mobilidade pedonal”. Pretende então, em toda essa zona, reduzir ao mínimo a circulação automóvel, possibilitando o acesso viário “apenas em certos períodos e a determinados tipos de utilizadores”, de acordo com os regulamentos municipais que definem o estacionamento de duração limitada e as zonas de acesso condicionado.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM