18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Rota do Queijo e do Vinho em Degracias dá a conhecer freguesia “sobre rodas”

31 de Março 2023

A Associação Cultural, Desportiva e de Solidariedade da Freguesia de Degracias, concelho de Soure, promove este fim de semana (1 e 2) a 10 ª edição da Rota do Queijo e do Vinho, em veículos todo-o-terreno, que vai juntar centenas participantes durante os dois dias. Trata-se de uma iniciativa que visa promover um passeio turístico “aberto a toda a família”.

“É um passeio que tem também uma componente mais gastronómica, para a dar a conhecer os produtos da nossa região, e lúdica com animação cultural”, afirmou ao Despertar o presidente da entidade promotora, Edgar Nogueira.

Os visitantes, vindos de norte a sul do país, “nomeadamente famílias com filhos”, têm a oportunidade de vivenciar uma experiência de todo-o-terreno, numa rota que percorre as localidades da freguesia de Degracias e com a duração de cerca de quatro horas. Simultaneamente podem saborear os produtos da terra, principalmente o queijo e o vinho com as provas de degustação previstas para este fim de semana.

“Pretendemos promover a nossa zona serrana e os seus produtos regionais através deste passeio, em que as pessoas podem contemplar as nossas paisagens e iguarias”, reforçou o responsável.

De acordo com Edgar Nogueira, este é “um passeio diferente” do que existe naquela zona. “O que mais vemos por aí é todo-terreno puro e duro e nós optámos por uma vertente que fosse aberta a toda a família e mais voltada para a parte turística”.

O evento tem início amanhã com a concentração marcada para as 15h00 e que se prolonga até ao final da tarde de domingo (2), com um programa que inclui, além do “passeio” em veículos todo-o-terreno, muita gastronomia e animação musical.

No sábado (1), após o jantar convívio, onde vai ser servida Tibornada de Bacalhau, haverá um bailarico com o grupo Só Ritmo, a partir das 22h00, seguindo-se às 23h00 a atuação da dupla bem conhecida Quim Roscas e Zeca Estacionâncio. Já no domingo (2), a receção dos participantes acontece pelas 08h00 com pequeno-almoço para aconchegar o estômago para mais uma Rota do Queijo e do Vinho, que culmina com um almoço cerca das 13h30. Durante a tarde, os visitantes vão ser presentados com uma pista de obstáculos, onde os mais aventureiros podem “brincar” com os seus veículos. “Esta iniciativa atrai sempre muito público. No ano passado estiveram mais de 1.500 pessoas a assistir”, acrescentou Edgar Nogueira.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM