O restaurante Carmina de Matos reabriu, anteontem, completamente renovado e com uma oferta inovadora e diversificada, que pretende contribuir para a revitalização da Baixa e para a atração de novos públicos.
Esta casa bem conhecida da cidade, situada em plena Praça 8 de Maio, aposta agora num novo conceito, que concilia a tradição com a modernidade, juntando no mesmo edifício os serviços de taberna típica, restaurante, sala de eventos e bar.
Completamente renovadas e ampliadas, as instalações ocupam agora um total de quatro pisos, mais dois do que anteriormente, sendo o rés do chão dedicado à taberna, o primeiro ao restaurante, o segundo aos eventos e o terceiro ao bar.
O “novo” Carmina de Matos está à responsabilidade de Maria Dulcínea Pereira Albuquerque e Carlos Pereira, filhos de Mário Pereira, que geriu este espaço desde 1963. Apresenta-se assim como “uma homenagem” que os dois irmãos fazem ao pai, abraçando um projeto que tanta importância teve na sua vida, dando continuidade ao seu trabalho e mantendo viva a sua memória.
Maria Dulcínea Albuquerque explica que este projeto continua a apostar “na cozinha tradicional, ao mesmo tempo que se lança num conceito novo, mais contemporâneo”, ao conciliar as várias respostas num mesmo espaço.
Na zona da taberna, com capacidade para cerca de 40 pessoas, não faltam os petiscos tipicamente portugueses (como as moelas, as pataniscas de bacalhau, as bifanas, os ovos verdes, a petinga, entre muitos outros…), bem como o vinho a copo e outras sugestões.
Já no restaurante as preferências vão para a cozinha tradicional. Com capacidade para 60 pessoas, este espaço está também aberto a eventos variados, como jantares ou almoços festivos, mediante marcação. Se o menu permanece surpresa, fica já a garantia de que o cliente encontrará neste espaço uma carta de vinhos diversificada e de grande qualidade, bem como deliciosas sobremesas caseiras.
A sala reservada a eventos, com capacidade para acolher 70 pessoas, pretende afirmar-se como “uma sala aberta a toda a cidade e a quem quiser”, também mediante marcação.
A zona do bar, no último piso e com uma vista privilegiada sobre a Baixa, tem capacidade para 40 pessoas e vai funcionar entre as 24h00 e as 02h00. Os restantes serviços abrem às 11h00 e encerram às 24h00, estando o Carmina de Matos fechado apenas à segunda feira.
Maria Dulcínea Albuquerque espera que este espaço venha “reforçar a oferta existente na Baixa”, estreitando a ligação entre o Carmina de Matos e o centro a cidade e contribuindo para “a sua reabilitação”.
“Queremos contribuir para trazer muita gente para a Baixa e proporcionar-lhes espaços onde se sintam bem”, realça, acrescentando que esta oferta foi pensada para chegar a públicos de todas as idades, apostando muito nos estrangeiros e também na juventude.
Acolhedoras e atrativas, as instalações estão preparadas para receber pessoas com mobilidade reduzida, assegurando assim que esta é uma casa para todos, onde se pode degustar uma boa refeição mas também passar bons momentos de convívio.
De acordo com os registos existentes, a Pensão Restaurante Carmina de Matos foi inaugurada a 16 de abril de 1938, na Praça 8 de Maio. Apesar de discreta, a abertura deste novo espaço foi notícia na imprensa citadina, em especial neste jornal que, a 20 de abril desse ano, dava conta da abertura da “pensão-restaurante”, enaltecendo o “bom gosto coimbrão” e a “pensão modelar”. Mário Pereira assumiu a gerência deste estabelecimento em 1963, mantendo-se na família até à atualidade.