14 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Residência Cristo Redentor vai ter mais utentes

4 de Outubro 2019

A Residência Cristo Redentor, do Centro Social do Senhor da Serra, conta agora com mais 16 camas para idosos, 24 para cuidados continuados para pessoas com doença mental crónica e áreas ocupacionais para 30 pessoas especiais.

Este crescimento resulta do investimento feito pela Fundação ADFP, responsável por este equipamento social, após o encerramento da valência da creche, devido à crise demográfica. A adaptação das instalações permitiu criar mais 16 camas para pessoas idosas, aumentando a capacidade de 55 para 71 residentes, permitindo reduzir assim a lista de espera.

De acordo com a Fundação ADPF, as obras de remodelação já estão concluídas e a fase de equipamento está em curso, estando prevista a inauguração da ampliação e entrada em funcionamento em novembro. Esta intervenção representou um investimento de cerca de 130.000 euros.

O Centro Social Polivalente do Senhor da Serra, onde se integra a Residência Cristo Redentor, possui instalações para Centro Apoio Ocupacional para pessoas com deficiência e ainda duas áreas para responder a necessidades de cuidados Continuados de Doença Mental: Residência de Apoio Máximo (RAM) e Unidade Sócio Ocupacional (USO), aguardando acordos de cooperação com o governo para começar a receber doentes. A rede de cuidados continuados de saúde mental tem sido uma prioridade nacional que tem vindo a ser adiada. A Fundação ADFP criou respostas para pessoas com doença mental desde a década de 90 do século passado e recebeu vários reconhecimentos nacionais pelo projeto DiferenteMente IgualMente.

A Residência Cristo Redentor, que comemorou na terça feira oito anos de funcionamento, integra o Centro Social Comunitário do Senhor da Serra, do qual também fazia parte a Creche do Senhor da Serra, encerrada em setembro de 2017 devido à falta de crianças. Ambos foram fruto do investimento da Fundação ADFP, da cedência dos terrenos pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo e de fundos europeus no âmbito da QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).

A Fundação anuncia ainda que, para além desta intervenção, está a investir em diverso equipamento para a Residência Bondade, que irá acolher os Cuidados Continuados de Doença Mental.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM