10 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Requalificação da estrada de Eiras inclui ciclovia

1 de Abril 2021

O estudo prévio para a requalificação da estrada de Eiras, aprovado na última reunião do executivo da Câmara de Coimbra, visa dotar aquela via de “um perfil mais urbano”, prevendo o projeto a criação de uma ciclovia e a plantação de árvores em toda a extensão. A intervenção contempla também medidas com vista à redução da velocidade de circulação, de forma a tornar a estrada mais segura, sustentável e amiga do ambiente.

A estrada de Eiras, que serve de acesso a vários bairros residenciais, serviços e zonas empresariais, encontra-se bastante desgastada, fruto da grande utilização que tem. A Câmara avança, por isso, com a sua requalificação, com algumas novidades, como a introdução da ciclovia de dois sentidos que será criada do lado nascente da estrada. Esta via terá uma largura de 2,20 metros constante ao longo da totalidade do troço, será definida ao nível do passeio e a sua ligação com a restante rede de ciclovias de mais de 20 quilómetros será posteriormente assegurada, estando condicionada ao desenho da integração urbana do Metrobus. A ciclovia será complementada com a plantação de uma alameda de árvores em toda a sua extensão, prevendo a plantação de cerca três centenas de novos exemplares. A largura da via será reduzida e manter-se-á o estacionamento existente.

“A estrada de Eiras tem um papel distribuidor na estrutura viária municipal, tendo como função garantir ligações adequadas entre a rede viária, servindo fundamentalmente a mobilidade motorizada”, realça o Município, acrescentando que a proposta apresentada visa “criar um compromisso entre a fluidez do tráfego e a qualidade de vida urbana, induzindo a uma circulação rodoviária a velocidades moderadas, mais compatíveis com o ambiente urbano e promotoras da melhoria de qualidade de vida”. Esta intervenção servirá, assim, “para melhorar a imagem do local, conferindo-lhe um caráter mais urbano, com evidentes benefícios para a comunidade, para o desenvolvimento de atividades comerciais e melhoria do espaço urbano”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM