21 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

REN planta 27 mil medronheiros em Penacova

17 de Julho 2020

A empresa Redes Energéticas Nacionais (REN) anunciou que vai plantar mais de 30 mil espécies autóctones, 27 mil das quais medronheiros, em Penacova, avançando assim com um projeto de reconversão de 110 hectares de floresta no concelho. De acordo com a empresa, esta intervenção vai realizar-se “ao longo dos corredores de transporte de energia”, numa área entre a Serra da Atalhada, o Rio Alva e a Central da Aguieira, “promovendo o restauro dos ecossistemas e o aumento da biodiversidade”.

João Gaspar, responsável da área de Servidões e Património da REN, explica que com a conclusão deste novo projeto em Penacova, a empresa passa “a ter mais de 53 por cento da área florestal reconvertida neste concelho, substituindo espécies de rápido crescimento e maior propensão a incêndios por espécies autóctones de crescimento mais lento e geradoras de rendimento anual para os proprietários dos terrenos”. A REN quer ainda “incentivar uma intervenção mais ativa dos proprietários nos seus terrenos, assegurando uma melhor gestão dos mesmos e permitindo aos donos a obtenção de rendimentos de áreas que muitas vezes estavam ao abandono”, realça o responsável.

O presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, lembrou que o Município se associou “desde a primeira hora” ao projeto da REN, já que “permite trazer biodiversidade” à paisagem e “garante ganhos ambientais”, ao mesmo tempo que cria também mais valias em termos de lazer, ao permitir o usufruto de percursos pedestres e trilhos para a prática de BTT.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM