30 de Maio de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Região dá boas-vindas ao novo ano

23 de Dezembro 2022

Entre no novo ano com alegria e entusiasmo. Várias são as propostas para passar em família e com amigos a passagem de ano um pouco por toda a região e pelo país. Das mais animadas às mais tranquilas, foram todas preparadas para que entre em 2023 da melhor forma.

Comecemos por Coimbra que vai dar as boas-vindas ao primeiro dia do ano no “coração” da Baixa da cidade, com muita música e animação, numa noite que inclui ainda um espetáculo piromusical. Está, assim, tudo preparado para a noite mais longa do ano.

Com a expetativa de atrair “milhares de pessoas” à cidade no último dia do ano, Coimbra acredita ter todos os motivos para que se juntem famílias e amigos para brindar a 2023, sendo “já um dos eventos com maior notoriedade e um dos mais concorridos a nível nacional”, afirma a autarquia conimbricense.

O cartaz junta propostas “ecléticas e muito apetecíveis”, numa programação que conjuga projetos musicais pensada para agradar a todos. Vão ser oito horas e meia de música consecutiva (das 21h30 às 6h00), três palcos distribuídos pela Baixa da cidade, oito concertos, diversos estilos musicais, um espetáculo piromusical que este ano conta com novos elementos pirotécnicos: “lettering” de grande dimensão a desenhar nos céus a frase “Boas Vindas ao Novo Ano”, enchendo de cor e brilho os céus da cidade. E boas notícias, pois todos os espetáculos são de entrada livre.

A festa começa às 21h30 no palco da Portagem, com a atuação dos DJ’s entertainers Kiss Kiss Bang Bang, seguindo-se a banda Per7ume, “que nos vai transportar até aos últimos minutos deste ano”. No final das duas primeiras atuações da noite, chega a sempre emotiva contagem decrescente para a transição de ano, que será acompanhada por uma contagem exibida nos ecrãs do palco principal.

A entrada no novo ano vai ser assinalada ainda com um grande espetáculo de fogo de artifício, seguindo-se a animação por conta dos Gipsy Kings by Tonino Baliardo, membro e fundador da banda mundialmente reconhecida por grandes hits como “Bamboleo”, “Djobi Djoba” ou “Volare”. Ao palco regressam os djs Kiss Kiss Bang Bang. pela 01h45, terminando a atuação às 04h00.

Os festejos fazem-se até de madrugada também noutros palcos. O DJconimbricense Code abre o palco da Praça do Comércio às 00h15 e a atuação dos Insert Coin, projeto que agita, na atualidade, os palcos de norte a sul do país e que conta com a atuação do apresentador da SIC João Paulo Sousa.

Já quando soarem as 03h00 é a vez de outro DJ conimbricense colocar a plateia a dançar, KY-MO, que vai atuar durante uma hora e meia. O palco da Praça do Comércio encerra às 04h30. O terceiro palco, onde Rui Tomé e Luís Pinheiro, também djs de Coimbra, vão dar vida à música dos anos 80 e 90, encerrado pelas 06h00.

Para que todos possam usufruir, em pleno, desta data festiva, o Município de Coimbra tem preparado um Plano de Coordenação e Segurança, “que garante todas as condições de logística e acessibilidade para que 2023 chegue com a festa que a cidade merece, garantindo a segurança de todos os participantes”, garante a autarquia.

Na Figueira da Foz também se vai brindar a 2023 e são muitos os artistas que vão abrilhantar o programa. O fogo de artifício ilumina-se pelas 00h00 na Praia da Claridade, em São Pedro e em Quiaios. Na noite de 30 de dezembro, a Figueira da Foz vai receber dois concertos. A partir das 22h30 sobre ao palco a banda Contratempo, seguindo-se a atuação da artista Bárbara Bandeira. Filipe Xavier e o DJ NS vão assegurar a continuidade da animação. Já na noite que marca a viragem do ano (31) também a partir das 22h30 o público pode desfrutar do concerto das bandas Os Quatro e Meia e Bafo, bem como de João Peneda com a sua arte. A banda Terminal e o DJ Stiff encerram a noite que promete ser longa.

Já a banda portuguesa os D.A.M.A são cabeça de cartaz da passagem de ano da Praia de Mira que, em conjunto com os Funil & Abelhinha, Dj Raul Lemos e os DJ’s Rich&Mendes, vão animar a última noite do ano. Claro que também não podia faltar o espetáculo de fogo de artifício pela 00h00. O evento, que é organizado pela Câmara Municipal de Mira, conta com o apoio da rádio RFM, do Turismo do Centro e da Junta de Freguesia de Praia de Mira.

Muitos outros locais também vão celebrar a passagem de ano com muita música e alegria, como Mealhada que, a partir das 22h00, acolhe um Baile de Fim de Ano no Mercado Municipal da Pampilhosa com o tema dos anos 80. Na Lousã, por exemplo, também pode dar um passo de dança ao som da banda Anarkia no Parque Municipal de Exposições. Estas são apenas algumas das sugestões para passar a noite de 31 de dezembro, pois de norte a sul do país são inúmeros os programas para todos os gostos.

Para quem preferir pode ainda escolher entre diversas opções de restaurantes, bares, entre outros espaços de diversão noturna distribuídos por toda a região, que preparam um programa especial para esta ocasião. Desde as ementas a música ao vivo e outras tantas surpresas. Tem ainda a possibilidade de escolher entre vários hotéis que nesta noite têm opções completas. Há ainda quem opte por passar a última noite do ano em casa e todas as possibilidades são uma forma perfeita de brindar a 2023 e cumprir a tradição de comer as 12 passas e pedir uma dúzia de desejos.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM