19 de Maio de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Região celebra valores de Abril

18 de Abril 2019

Completam-se, na próxima quinta feira, os 45 anos da Revolução dos Cravos. Os valores de Abril vão ser assinalados um pouco por toda a região, à semelhança do que sucede no país, com programas diversificados que convidam a população a associar-se a esta comemoração.

Montemor-o-Velho já divulgou o programa, que abriu a 5 de abril e vai estender-se até 25 de maio. Promovidas pelo Município, em colaboração com diversos agentes culturais do concelho, as celebrações apostam num vasto programa cultural, educativo, desportivo, institucional e intergeracional pensado para todas as idades. No dia 25 de Abril o programa abre, às 9h30, com o hastear da bandeira ao som do Hino Nacional, na Praça da República, seguindo-se a estreia da Marcha “Nossa Senhora da Vitória”, executada por músicos das quatro filarmónicas centenárias do concelho. Às 10h00, também na Praça, começa a 2.ª Caminhada pela Liberdade e o I Circuito pelas Freguesias de Bicicleta. A sessão solene está marcada para as 15h00, nos Paços do Concelho, e para além das habituais intervenções conta com um momento musical alusivo a esta efeméride, pela Associação Filarmónica União Verridense. As celebrações continuam, às 16h00, na Igreja da Misericórdia, com o espetáculo “Cantar Abril”, pelo Grupo de Cantares Arroz aos Molhos do Clube União Musical Recreativo Gatoense; e às 18h00, no Centro Cultural do Seixo, com o concerto da Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira.

O programa prolonga-se até 25 de maio com muitos outros eventos, sendo de destacar a iniciativa “A Assembleia Municipal vai à Escola”, nos dias 24 e 26; concertos musicais em várias localidades do concelho; o espetáculo teatral “Memórias de um Abril”, nos dias 26 e 27, às 21h30, na Praça da República; e as tertúlias dedicadas ao 25 de Abril, no Teatro Esther de Carvalho, em abril e maio.

Na Lousã os 45 anos do 25 de Abril vão ser assinalados com um programa diversificado que pretende celebrar a liberdade e homenagear aqueles que, desde 1974, promovem a coesão e a qualidade de vida no território. A Câmara Municipal desafiou as diversas entidades do concelho a participar nas comemorações deste ano e a construir “um programa de qualidade e diversificado que marcasse esta efeméride e que reforçasse o sentido destes 45 anos, reconhecendo a sua materialização em diferentes conquistas e sentidos”, em áreas como a cultura, o associativismo, o desporto, o património, o turismo e o lazer. O programa inclui tertúlias, exposições, ações de rua, concertos, leituras, cinema, teatro, competições, recriações, entre outros eventos que pretendem envolver a comunidade.

O programa começa na quarta feira e estende-se até ao feriado do 1.º de Maio, com eventos em diversos locais do concelho. Das várias iniciativas, destaque para o programa do dia 25 de Abril, que abre com “Street Basket da Liberdade”, das 10h00 às 13h00. Segue, das 10h00 às 17h00, com o Convívio Internacional de Rugby Juvenil; às 15h00, realiza-se a sessão solene do 25 de Abril; às 16h30, o Concerto de Abril; e às 21h30, a VI Caminhada Noturna dos Bombeiros Municipais da Lousã.

Em Góis o programa abre na quarta feira, às 21h30, com o concerto “Essa Palavra Liberdade”, no auditório da Casa do Artista. Continua no dia seguinte, às 10h00, com o hastear da bandeira, na Praça da República. A sessão solene está marcada para as 10h45, na Casa da Cultura, e conta com a presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas.

Em Cantanhede o programa começa na vila de Ançã, às 11h00, com uma deposição de uma coroa de flores junto ao busto de Jaime Cortesão. Continua, às 12h00, na Rua General Humberto Delgado, em Cantanhede, com o descerramento de uma placa evocativa de José Laurindo Correia Pires, defensor dos valores de Abril. Depois da Saudação às Bandeiras e o soltar dos pombos, segue-se, às 15h30, a sessão solene, que conta com intervenções dos representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal (AM), dos presidentes da AM e da Câmara. Inclui, ainda, uma conferência pelo maestro Pedro Barroso e a entrega do Prémio Professor Doutor Lima de Faria. O programa termina, às 17h30, nos claustros dos Paços do Concelho, com o Concerto da Liberdade, pela Filarmónica Marialva de Cantanhede.

Em Mira as celebrações começam, no dia 25, às 11h00, no Jardim do Visconde. Durante a cerimónia vai ser atribuída a Medalha de Mérito Municipal às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM