17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

RAMPA.0 seleciona 13 jovens para Festival Abril Dança em Coimbra

27 de Janeiro 2023

A audição do projeto RAMPA.0, que teve lugar no passado sábado (21), selecionou 13 jovens talentos para um espetáculo do Festival Abril Dança, em Coimbra. Trata-se de uma iniciativa pioneira na cidade, do Convento São Francisco, em articulação com o Teatro Académico de Gil Vicente, o Teatrão e a Escola da Noite, e que conta com a coordenação da dupla reconhecida no panorama nacional: o coreógrafo Rui Horta e o bailarino Miguel Oliveira.

O projeto obteve um total de 51 inscrições, de jovens entre os 15 e os 25 anos, oriundos na sua maioria da região Centro, ligados a escolas de dança e a conservatórios. “Esta entusiasta adesão permitiu ao coreógrafo e ao bailarino ter um vasto leque de opções para selecionar os 13 jovens que vão durante os próximos meses ter formação e ensaios no Convento São Francisco”, referiu o Município.

Feitas as escolhas, “que tiveram como base a qualidade do movimento, as nuances e os detalhes”, todos os talentos selecionados “têm um percurso de pelo menos cinco anos em aprendizagem na dança, quer em escolas particulares, quer em Conservatório”.

O objetivo final deste processo é a apresentação, “numa versão remontada e ampliada”, da peça “Einstein Dreams”, que Rui Horta criou para o Ballet da Ópera de Gotemburgo, em 2010, no âmbito da programação do Festival Abril Dança em Coimbra, que vai acontecer a 21 de abril, no Convento São Francisco. Ao longo dos próximos meses, os ensaios vão decorrer dois dias por semana (quartas-feiras, das 18h00 às 21h00, e sábados, das 10h00 às 16h00), com um período mais intenso durante as férias da Páscoa e subsequente semana da estreia, segundo um calendário predefinido.

RAMPA.0 é um projeto “que pretende continuar a apostar nas áreas da criação e da formação em dança, capacitando jovens do concelho e da região e criando-lhes oportunidades para experiências profissionais estimulantes e efetivamente transformadoras, sob a coordenação das mais reconhecidas figuras do universo coreográfico nacional”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM