19 de Junho de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Rally de Cantanhede decorre este mês

10 de Novembro 2023

Cantanhede vai receber nos dias 18 e 19 de novembro o Rally de Cantanhede / Marquês de Marialva, uma atividade que resulta da parceria entre o Município e o Clube Automóvel do Centro.

A prova “promete muitas emoções aos adeptos da modalidade, a disputar nas especiais de Lemede, Covões, Olhos de Fervença e, naturalmente, a ´Super-especial` de Cantanhede”, revela o Clube Automóvel do Centro.

O Rally de Cantanhede é uma prova “pontuável para o Campeonato Start Centro de Ralis, Campeonato Promo Centro de Ralis, Taça dos Campeões Regionais de Ralis – Claudino Romeiro e Rali Extra”.

O programa desta prova é composto por um total de 216 quilómetros, 80,79 dos quais disputados ao cronómetro, ao longo de nove especiais de classificação.

No dia 18 (sábado), está agendada a dupla passagem por Lemede – Rota da Vinha e do Vinho, na distância de 11,95 quilómetros (15h03 e 16h33). Ao início da noite, estão reservados os 2,20 quilómetros (km) da Super-especial de Cantanhede (19h58).

Para o dia 19 (domingo), disputam-se mais seis especiais de classificação, com tripla passagem por Covões – Rota do Leitão, com 10,01 km (9h30, 11h19 e 14h13) e Olhos de Fervença – Rota da Água, com 8,22 km (9h56, 12h02 e 14h56).

Na apresentação da prova, que decorreu na passada terça-feira (7), Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, sublinhou que o Rally coloca o concelho “no roteiro das competições automobilísticas, deixando antever os benefícios da assinalável projeção mediática que normalmente resultam de eventos desportivos desta natureza”.

De acordo com a autarca, “trata-se de um espetáculo singular, que mobiliza milhares de entusiastas de toda a região e do país, pelo que é previsível que, nos dias 18 e 19 de novembro, o território venha a registar uma grande afluência de público que gosta de apreciar a perícia dos pilotos em contexto competitivo”.

João Miranda, presidente do Clube Automóvel do Centro, por sua vez, refere que “este rally tinha um pressuposto, ou seja, que percorresse o mais possível todo o concelho de Cantanhede. Depois de muita procura e levantamento de estradas, este foi o desenho final. Sendo uma estreia neste concelho, os desafios foram muitos e continuarão a ser até ao final do rali”.

Além disso, o Clube Automóvel do Centro refere que a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede aceitou o convite de Jorge Santos (piloto) para o acompanhar na “baquet” do lado direito da sua viatura, na véspera do Rally. “Na qualidade de navegadora, Helena Teodósio terá um papel importante em ditar as simples notas ao piloto de Baltar, concelho de Paredes, acumulando mais uma história para mais tarde recordar”.

O parque fechado será na Praça Marquês de Marialva e o parque de assistência na Feira de Cantanhede. “Com entrada gratuita, são dois locais ideais para os adeptos contatarem com os pilotos e verem de perto as máquinas do Rally Marquês de Marialva”, completa o Clube.

O Qualifying terá lugar às 10h00 na Cordinha (“trata-se dos últimos quatro quilómetros da especial de Lemede, com uma passagem de reconhecimento e a outra para definir a ordem de partida para a Taça dos Campeões Regionais de Rails – Claudino Romeiro”).


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM