13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Queima das Fitas: Festa dos estudantes agita Coimbra até 10 de maio

3 de Maio 2019

A Queima das Fitas anima Coimbra até à próxima sexta feira. A principal festa da academia volta a agitar a cidade com um programa irreverente que, este ano, evoca as lutas dos estudantes que conduziram à Crise Académica de 1969, precisamente há 50 anos.

“Da tradição irreverente, nasce a história do presente” é o lema que a organização elegeu para esta edição que tem como base a comemoração dos 50 anos da Crise Académica, tal como vai suceder com outros eventos estudantis, terminando as celebrações destas Bodas de Ouro a 6 de outubro, com o Cortejo da Festa das Latas e Imposição de Insígnias.

A Queima das Fitas abriu esta madrugada, com a Serenata Monumental a juntar milhares de estudantes no Largo da Sé Velha. A festa começou assim, tal como manda a tradição, com o “lamento” das guitarras mas vai continuar, até à próxima sexta feira, com muitos outros ritmos musicais, que vão transformar o Parque da Canção num palco de celebração que deverá contagiar toda a cidade.

Nesta primeira noite sobem ao palco “Yuzi & Sippinpurp”, Profjam e Mike el Nite. Amanhã atuam Rosa Luxemburgo, Bonga, Expensive Soul, Putzgrilla e Estudantina. No domingo, dia do cortejo, a noite é animada por Marufa, Hi-Fi e Quim Barreiros, que é já uma referência na Queima de Coimbra. Na segunda feira a noite é inteiramente dedicada ao fado; na terça atuam Stereossauro, Dino D’ Santiago e o Dj Ride; na quarta Dj Dadda, Carla Prata, Mishlawi Plutónio e Lhast; e na quinta Capitão Fausto, 2Many e Karetus. As noites do parque terminam na sexta com “Revenge of the 90’s”. Mantendo a tradição, as tunas académicas da cidade também participam nesta festa, recheando o atrativo cartaz musical anunciado para as várias noites.

Para além do palco principal, destaque ainda para o palco RUC, cujo programa está inteiramente à responsabilidade da Rádio Universidade de Coimbra.

Para além das noites do parque, a Queima das Fitas conta ainda com muitos outros eventos, sendo de destacar a realização do tradicional cortejo, que vai percorrer as ruas da cidade no domingo à tarde. Antes disso, ainda hoje, é dia da Venda da Pasta e da Verbena; amanhã realiza-se o Baile de Gala das Faculdades, no Pavilhão Multidesportos Mário Mexia (evento que vai evocar também a Crise Académica); no domingo é dia de Queima do Grelo; na quarta feira o destaque vai para o Chá Dançante e para o Chá das 5; e a 1 e 2 de junho é a Bênção das Pastas. Paralelamente realizam-se muitas outras atividades, de índole cultural, tradicional e desportiva.

Esta será, portanto, uma semana intensa para o estudantes e para toda a cidade, aguardando-se muitos visitantes em Coimbra neste período festivo.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM