8 de Novembro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital em destaque este fim de semana

10 de Março 2023

O Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital vai ser o “rei” da festa que se vai fazer já este fim de semana (11 e 12 de março) naquele Município. Durante dois dias, o considerado “um dos melhores queijos do mundo”, assim o afirma o presidente da autarquia, José Francisco Rolo, vai ser o destaque e promete adoçar o paladar de todos os visitantes.

O certame vai contar com a participação de centenas de produtos endógenos, que vão dos enchidos aos vinhos do Dão, passando por toda a riqueza gastronómica e pela arte do saber-fazer, com a presença de artesãos locais que farão demonstrações ao vivo da sua arte. Assim, amanhã (11) e domingo (12), Oliveira do Hospital recebe a maior Festa do Queijo de Portugal, onde os visitantes vão cruzar-se com os melhores produtos da região e com um cartaz de animação cultural e musical, que vai provocar a diversão em toda a família, com a participação de dezenas de grupos do concelho e da região, que vão atuar pelo recinto da festa e nos diversos palcos instalados no espaço onde vai decorrer o certame.

Quem se deslocar a Oliveira do Hospital este fim de semana vai também poder desfrutar de “showcookings” que vão ter sempre como base aquela que é uma das “Maravilhas da Gastronomia Portuguesa”, o Queijo Serra da Estrela e outros “produtos locais de qualidade”, garantiu a autarquia.

O certame vai poder ainda ser visto através dos écrans dos televisores, no programa “Somos Portugal”, da TVI, que vai ter emissão em direto na tarde deste domingo (12), a partir do coração da maior Festa do Queijo Serra da Estrela do país.

Para o presidente do Município, José Francisco Rolo, este é um evento que “dá uma enorme centralidade a um produto de grande excelência como o Queijo Serra da Estrela, assim como a outros produtos endógenos, gerando grandes condições de negócio e riqueza para os seus produtores”. “Venham e descubram Oliveira do Hospital”, convidou o autarca, assegurando que esta feira “é uma oportunidade para afirmar um produto autêntico, genuíno e de qualidade e que pretende contribuir para o reconhecimento do Queijo Serra da Estrela como Património Mundial”. Uma iguaria, cuja confeção resulta de um “saber ancestral e que faz parte da identidade do território”. “Valorizar o Queijo Serra da Estrela é também uma forma de proteger o património inigualável da região”, vincou o edil municipal.

Semana da Gastronomia traz os “melhores sabores” às mesas dos restaurantes

Em Oliveira do Hospital encontra-se também a decorrer até domingo (12) mais uma edição da Semana da Gastronomia, inserida na Festa do Queijo da Serra de Estrela. O objetivo é nada mais, nada menos do que “colocar à mesa e no centro das atenções os melhores sabores do concelho, promovendo a gastronomia local”, que pode ser saboreada em 21 restaurantes aderentes, espalhados de norte a sul de Oliveira do Hospital.

Assim, todos os dias, os produtos regionais que distinguem o Município ocupam lugar de destaque à mesa destes estabelecimentos. “O difícil para os visitantes será escolher entre os pratos que compõem a ementa, tais como o borrego, criado neste concelho da Beira Serra e confecionado nas diversas formas tipicamente locais, o arroz de suã, os torresmos serranos, a feijoada dos pastores, o arroz de fressura de borrego ou ainda a tibornada de bacalhau”.

A refeição não ficará completa sem que sejam degustados os enchidos, acompanhados pelo vinho do Dão e claro, o “rei” da festa, o Queijo Serra da Estrela. Entre as sobremesas, destacam-se a tigelada e o requeijão com doce de abóbora ou mel.

Segundo o Município de Oliveira do Hospital, estes são os “pontos fortes” do evento que promove “produtos genuínos, autênticos e identitários do território”. Trata-se de uma iniciativa que “vai muito além da semana em si e que ganha maior destaque no âmbito da Festa do Queijo”, sendo também uma alavanca para os sabores e texturas da região, colocando na mesa o que é do concelho. Um convite dirigido a todos os visitantes e turistas, potenciando a descoberta da identidade do Município através da sua gastronomia.

Destaque ainda para outro dos objetivos da autarquia: “trabalhar com os produtores e com o setor da restauração para fazer do borrego uma marca e um dos pratos mais conhecidos no concelho, colocando-o à mesa nas suas diferentes formas de confeção”.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM