O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Câmara Municipal de Coimbra estão a trabalhar em conjunto para encontrar uma nova localização para a 2.ª Esquadra da cidade, situada na Baixa.
Este anúncio foi feito na terça feira, pelo comandante Rui Moura, durante as comemorações dos 141 anos deste Comando, que decorreram no Convento São Francisco. Na ocasião, afirmou que esta estrutura está a trabalhar em conjunto com o Município para submeter uma proposta à Direção Nacional da PSP e à tutela relativa à nova localização da 2.ª Esquadra de Coimbra, de forma a assegurar “uma resposta cabal aos requisitos funcionais da PSP e necessidades operacionais do Comando”.
Esta esquadra, com cerca de 90 agentes, está situada na Baixa, junto ao edifício do Município, sendo “a que tem o maior efetivo enquanto unidade territorial policial” do Comando Distrital, informou. Questionado pelos jornalistas no final da cerimónia, Rui Moura frisou que está assumido que a nova localização da 2.ª Esquadra terá de continuar pela “zona da Baixa de Coimbra, o mais próxima possível do centro nevrálgico da cidade”.
Presente na sessão, o presidente da Câmara, Manuel Machado, sublinhou que a “PSP de Coimbra, tal como outras forças de segurança, tem dado um contributo ímpar e insubstituível – com abnegação, dedicação e civilidade – para aquilo que é hoje a cidade de Coimbra”. O autarca acrescentou que “Coimbra tem beneficiado pela eficácia, pela prontidão, pela intervenção, pela ação e pela segurança que a PSP tem propiciado”.
Na cerimónia participou também o diretor nacional da PSP, Luís Farinha, que, no seu discurso, enalteceu o progresso registado na última década em termos de segurança no país, apesar dos vários constrangimentos que esta estrutura tem enfrentado.