O projeto “social4aLife” desafia toda a comunidade estudantil a desenvolver atividades que sensibilizem para a inovação e empreendedorismo sustentável. Lançado pela Associação Académica de Coimbra (AAC), no âmbito do programa INOV C 2020, este é um projeto que, através do envolvimento direto dos embaixadores da Universidade de Coimbra (UC) e da AAC – Académica Start-UC, procura fomentar a participação de toda a comunidade estudantil dos vários polos e faculdades da universidade.
Os participantes devem realizar uma pré-inscrição mediante a qual terão acesso a uma formação gratuita, promovida pela UC, com vista a promover o conhecimento em torno da sustentabilidade e da importância da inovação e empreendedorismo social, enquanto catalisador de um mundo mais justo e sustentável.
Durante a formação, os participantes terão oportunidade de adquirir as mais variadas competências de um empreendedor. No final, “cada equipa deverá implementar na comunidade um projeto baseado na experiência adquirida e, de alguma forma, abordar pelo menos um dos objetivos para a sustentabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU)”, como adianta Alexandre Leal Amado, presidente da AAC.
O vencedor terá oportunidade de trocar experiências com Garret McNamara, recordista mundial e forte apologista de causas relacionadas com a sustentabilidade.
O projeto INOV C 2020 é liderando pela UC, da qual fazem parte 10 parceiros nucleares. Recorde-se que o projeto é cofinanciado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um prazo de execução compreendido entre 18 de abril de 2017 e 17 de abril de 2019. Os parceiros executarão um investimento total de 1.627.614 euros, sendo o montante de 1.383.472 euros financiado pelo FEDER.