14 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Praça do Comércio vai ser requalificada

12 de Julho 2019

A Praça do Comércio vai sofrer uma intervenção profunda que visa melhorar o espaço, potenciar a sua utilização pedonal e promover o seu conforto e segurança, transformando assim aquela praça central da cidade num espaço mais atrativo.

O executivo municipal aprovou, na reunião de segunda feira, a abertura do concurso público para a realização desta empreitada que está prevista no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e que tem um preço base de 528.365,00 euros (a que acresce IVA) e um prazo de execução de 180 dias. Esta intervenção visa reabilitar, como refere a autarquia, “um espaço urbano de grande importância estratégica no enquadramento histórico e turístico da Baixa”.

O projeto prevê a reparação e correção funcional do espaço central da Praça do Comércio, tendo por base a manutenção dos elementos existentes. A aposta passa, então, pela criação de zonas em lajeado em torno da igreja de S. Bartolomeu que permitam a instalação de esplanadas e de outras atividades de cariz pedonal. Inclui, também, mecanismo de controlo do estacionamento automóvel, através da introdução de pilaretes fixos e semiautomáticos, impedindo assim o acesso e estacionamento permanente no espaço central da praça. Visa, ainda, o embelezamento do local, estando prevista a plantação de cinco árvores ornamentais de pequeno porte, mais especificamente magnólias, no tramo mais largo da praça.

A requalificação inclui também substituições e melhorias que sejam consideradas necessárias, como se verificará na iluminação, na recolha de lixo, entre outras áreas. O projeto prevê ainda a montagem de um estrado amovível para a realização de eventos culturais e a criação da infraestrutura elétrica de apoio ao seu funcionamento.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM