À semelhança de tantas outras cidades pelo mundo fora, Coimbra também vai passar a ter um letreiro com o seu nome. A escultura “Eu Amo Coimbra” vai ser instalada na Praça das Cortes, tendo já sido consignada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na passada quarta-feira (17). Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva, o vice-presidente, Francisco Veiga, e a vereadora Ana Bastos.
O projeto, concebido por José Martins, antigo chefe da Divisão de Projetos da CMC, é resultado do concurso de ideias lançado pela autarquia para a criação do grafismo do slogan “Eu Amo Coimbra”, cujo vencedor foi Paulo dos Santos Pereira. “Segundo o conceito apresentado, a escultura conjuga duas formas simbólicas ligadas à identidade cultural da cidade: o coração, que remete para a ideia de afeto, e a guitarra de Coimbra, representada pela forma em ‘pingo’ no topo do braço”, sublinha a CMC.
A peça vai ser composta por “nove elementos metálicos assentes numa base em betão armado em forma de meia-lua, com três patamares”. A estrutura vai atingir uma altura máxima de 2,32 metros, sendo que o coração será colocado com uma inclinação de 45 graus.
A obra vai ser erguida na Praça das Cortes, “pela sua dimensão, enquadramento urbano e vista sobre a cidade, oferecendo condições para acolher o novo elemento escultórico”. A execução foi encomendada à empresa José Maria Meneses Relvão & Filhos Lda., por cerca de 43 mil euros.