24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

MANUEL BONTEMPO

Postal Ilustrado

12 de Abril 2019

Artista de enorme talento no domínio de um cromatismo que racionaliza a imagem tem a consciência técnica nas diferentes escolas que estuda, e revela, singularmente, no jogo soberbo da cor e das figuras sentidas em válidas experiências que se juntam e definem este artista na sua trajetória que percorre fronteiras e não enjeita o rural no estudo que representa a sua versatilidade cultural.

Luís Pimentel é dos artistas mais dinâmicos na procura e na explicação da fenomenologia da arte na sua séria vocação e no exemplo estrutural e seguro numa pintura perfeitamente ordenada no livre-arbítrio do traço desmistificado de onde resulta o tecido e o estilo de uma arte genuína, sui-generis, que se veste, tantas vezes, do pensamento discursivo e sempre vivo de um autor de uma obra brilhante e já longa que galgou espaço nacional.

Este mestre apaixonado pela filosofia, pelo discurso sobre arte fez parte do naipe dos grandes pintores de Coimbra com uma posição de relevo.

A obra multifacetada deste artista é vista para além da aparência visível no interrogativo das figuras que se movem, se apercebem, se sentem na vida e no fogo, nas emoções carregadas de estesia e de uma ética, na segurança da paleta e na exata forma da sua identidade que é um festim alacre na relevância de convergência, na filosofia de uma cabeça que pensa, equaciona, nos faz mexer o intelecto e nos entra pelos olhos e pela sensibilidade.

A pintura enche o nosso chato quotidiano, evita-nos o avolumar do stress dando relevância às nossas próprias experiências críticas, reais ou oníricas, porquanto a sua arte é a própria história da Arte, na singular mensagem de hinos de amor pela pureza da criação.

A sua obra é uma mensagem de arte, uma lição ímpar elogiada dentro e fora do país como um sorriso de mulher, uns olhos liriais que quebram as sombras dos nossos abismos.

Inteligente, de cultura empírica, dialogante, é, dos artistas de Coimbra com mais vastos conhecimentos sobre a arte universal!


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM