Portugal sagrou-se domingo, em Barcelona, campeão mundial de hóquei em patins, ao vencer a Argentina por 2-1. Dezasseis anos depois da última conquista, a equipa das “Quinas” está de regresso ao pódio, arrecadando o seu 16.º título mundial.
Portugal chegou à vitória já no desempate por grandes penalidades, após um nulo no final do encontro. Gonçalo Alves e Hélder Nunes marcaram para Portugal, enquanto pela Argentina apenas conseguiu marcar Nicolia.
Portugal conta agora com 16 títulos mundiais, apenas menos um que a recordista Espanha. O último título tinha sido conquistado em 2003, em Oliveira de Azeméis. Fora de Portugal, a equipa não vencia um título desde 1993.
Recorde-se que a seleção portuguesa foi obrigada a fazer “horas extras” para chegar a esta final final, já que eliminou a Itália nas grandes penalidades, nos ‘quartos’, e a anfitriã e campeã em título Espanha no prolongamento, nas meias finais. Frente à Argentina, na final, conseguiu garantir a superioridade, para grande alegria de todos os portugueses.
A conquista do Campeonato do Mundo pela seleção portuguesa foi celebrada em todo o país. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou “vivamente” a equipa pela conquista do campeonato do mundo, saudando “jogadores, técnicos e dirigentes” logo após o final do encontro. Na terça feira, o presidente recebeu os jogadores no Palácio de Belém para o reconhecimento oficial por esta “fantástica conquista”.
O primeiro-ministro, António Costa, também felicitou a seleção pela sua “emocionante e merecida” vitória na final do Campeonato do Mundo, considerando que “o hóquei em patins nacional merece um aplauso”.
“Dezasseis anos depois, celebramos juntos este título de campeões do mundo. Parabéns a todos”, escreveu António Costa na rede social ‘Twitter’.