31 de Maio de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Portugal dos Pequenitos com novas atrações

22 de Fevereiro 2019

O Portugal dos Pequenitos conta agora com algumas novidades, que pretendem reforçar a oferta deste parque e assegurar que cada visita seja “única e inesquecível”. Prestes a completar 79 anos de existência, no próximo dia 8 de junho, esta é uma das obras memoráveis do professor Bissaya Barreto que faz parte das vivências de muitas e muitas gerações e que quer continuar a chegar a muitas mais.

Para tal, para além de todas as suas atrações, apresentou anteontem a sua aplicação para telemóveis, uma APP interativa que pretende introduzir “grandes melhorias na visita ao Portugal dos Pequenitos”. Apresentada por Fausto Moreira, a nova aplicação tem como finalidade “dar ao visitante uma visita única e inesquecível”, uma vez que permite ao utilizador ter “uma visão global deste espaço”, congregando cada um dos “quase 140 pontos” aí representados. Trata-se, portanto, de uma espécie de “guia de visita”, que explica a história de cada casa, monumento ou pavilhão, dando a conhecer “a história que está por detrás de cada construção”.

Para Fausto Moreira, a nova APP “proporciona também àqueles que não podem vir ao Portugal dos Pequenitos a possibilidade de conhecerem a história e o património aqui representado”, promovendo assim a “proximidade com todos aqueles que procuram o parque”.

Tiago Almeida, responsável pela criação desta aplicação, realça que esta novidade permite às pessoas “aprenderem de forma divertida”, através da visita online pelo parque, dispondo de um audioguia em português e inglês, mas também através do jogo divertido que desafia a conhecer e percorrer o espaço.

Durante a sessão foi apresentado também o novo mapa do parque. Luís Taklim, autor deste documento, assume que foi um “desafio gigantesco fazer o mapa do Portugal dos Pequenitos” mas também um “divertimento”, já que neste parque estão reunidos “quase todos os ícones do património português”. Para além de guia, que conduz o visitante pelos vários espaços, o mapa serve também como veículo promocional e de divulgação do parque, tratando-se de um documento preparado para ser acessível a toda a família.

A cerimónia terminou com a inauguração da exposição “Da Madeira ao Plástico: o advento dos brinquedos de construção”, com curadoria de Carolina Machado e que reúne centenas de brinquedos, de coleções particulares, fabricados desde os anos 30 do século XX, de diversas marcas nacionais e estrangeiras. Retrata também a evolução dos brinquedos de madeira e as alterações que sofreram com o aparecimento do plástico.

Todas estas funcionalidades, bem como a nova exposição, estão disponíveis deste ontem.

Paulo Neves, diretor do Portugal dos Pequenitos, considera que o dia de lançamento destas novidades é uma “data memorável na já longa história do parque lúdico e pedagógico”. Recorda que o parque se assume como um retrato vivo da presença portuguesa no mundo, “um hino à portugalidade” e um espaço que “continua a ser uma das salas de visita de Coimbra”, que tem, também por isso, de se adaptar e tirar partido da evolução da sociedade e das novas tecnologias.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM